JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Férias - o que fazer em Paraty?

O que fazer em Paraty?????????????

Hoje eu vou postar dicas de férias em Paraty pq eu decidi passar uma semana lá e não encontrei na internet informações atualizadas sobre coisas legais a fazer na cidade e quando cheguei observei uma forte pressão do turismo que privilegia os passeios mais caros em detrimento dos passeios mais baratos, principalmente nas pousadas, pois com os passeios de jipe e saveiro todos lucram, o q é bom para movimentar o turismo na cidade, mas é ruim para quem está com o orçamento mais modesto e acaba perdendo as melhores coisas de Paraty.

Vou separar em dicas que eu considero úteis sobre passeios e alimentação :-)

1 - Um pouco da História de Paraty


Paraty foi criada por causa da Estrada Real que ligava Diamantina ao Rio de Janeiro trazendo o ouro e o diamante para a família Real e para a Coroa Portuguesa. Para isso era necessário fzr um forte esquema de proteção contra possíveis invasões e roubo às riquezas da colônia, com isso Paraty foi escolhida como local para se montar o porto de onde partiriam os navios com o ouro para Portugal, pois é uma baía dentro de outra baía o que faria com que se aumentasse geograficamente a proteção contra uma invasão por mar. Com a chegada da ferrovia ao Brasil a Estrada Real foi desativada e Paraty entrou em declínio sendo restaurada há poucos anos para o turismo já que concentra em seu território uma fase importante da história do Brasil e belezas naturais como praias paradisíacas e belas cachoeiras.

2 - Cachoeiras e Alambiques



DICA MEGA IMPORTANTE

Quando vc chega à Paraty em qq que seja a pousada a 1ª coisa q te perguntam é se vc quer agendar um passeio de barco ou de jipe.....o passeio de barco custa em média 35,00 por pessoa e o de jipe custa em média 60,00 por pessoa. Se vc ficar 10 dias em Paraty vc vai ouvir essa pergunta no mínimo 10 vezes....no mínimo.....rsrsrsrsrssr.....
O Passeio de jipe te leva às cachoeiras e alambiques, mas se o seu orçamento está apertado vc pode fzr esse mesmo passeio de van. As cachoeiras, o alambique e a entrada para o caminho do ouro (último pedaço que sobrou da antiga Estrada Real que ligava Diamantina ao Rio de Janeiro) ficam no bairro da Penha, no distrito de Cunha. No centro de Paraty pegue uma van para a Penha (van de lotada normal como ônibus - linha urbana) e diga q quer descer nas cachoeiras - a passagem custa 3,00 - e faz o mesmo trajeto. Do ponto em que vc vai descer vc tem acesso as 2 melhores cachoeiras, ao alambique e ainda de brinde visita a Igreja da Penha erguida sobre a Pedra (parecida com a que tem na cidade do Rio de Janeiro). A ida não tem o glamour do jipe, mas vc pode ficar nas cachoeiras o tempo que vc quiser sem se preocupar com a hora que o jipe vai voltar para te buscar. As cachoeiras são a do Tobogan e o Poço do Tarzan.

3 - O Caminho do Ouro - Estrada Real de Paraty



Vá em qq agência de turismo no centro de Paraty (tem um monte delas) e compre um voucher para fzr a trilha do ouro. Nenhuma agência divulga pq é um projeto do governo e o valor é pequeno não dá muito lucro p eles como o passeio de jipe e saveiro. Custa 20,00 por pessoa e sai todo dia às 8:30h do centro de Paraty com um guia. O guia vai com o grupo de van(a q eu indiquei acima) até o local de entrada da caminhada e faz o percurso TODO explicando a história da Estrada Real, a história de Paraty, fazendo paralelos entre os acontecimentos e a biologia da floresta que cerca a caminhada.

Na mesma agência e com o mesmo guia vc pode comprar o City Tour que é no final do dia às 17h no Centro Histórico de Paraty onde o guia anda por todas as ruas do Centro Histórico explicando a história de paraty e a logística das casas, a política envolvida em sua construção, arquitetura e toda a simbologia envolvida. O voucher custa 20,00 por pessoa. Ir à Paraty e andar pelo centro histórico tirando fotos é como ler um livro de figuras....vc admira a beleza, mas não entende!

4 - Praias



As melhores praias de Paraty estão na região de Trindade.

No centro de Paraty sai ônibus circular para Trindade e para Laranjeiras - Tarifa 3,00.

Em Trindade vc fica na praia do caixad'aço, porém a melhor parte da praia fica do outro lado de uma serra, tem uma trilha com uma caminhada leve e rápida que leva ao outro lado e à uma praia paradisíaca com areia extremamente clara e mar agitado......a visão é linda!!!!!
Em Laranjeiras vc vai ficar no ponto final que é no início da trilha para a praia do sono. Essa praia é muito utilizada para camping por ser sossegada. Existe um barco que te deixa lá e nesse caso vc pode optar em pagar 10,00 no barco ou 2 h de trilha sem pagar nada. Eu recomendo a trilha, para quem pode fzr, é uma trilha puxada, porém extremamente segura e linda, cortada por algumas pequenas cachoeiras terminando em uma praia linda com ondas fortes e inúmeros siris na areia...rsrsrssrsr.....

A Praia do pontal que é no Centro Histórico não tem ondas e por isso é uma praia de mangue com fundo lamacento, não é muito boa para banho , mas é excelente para um passeio de caiaque e na areia existem vários para vc alugar.

5 - Forte de Paraty


 


O Centro Histórico termina na lateral do Rio Perequê - Açú. Atravessando o rio vc encontra a entrada para o antigo Forte de Paraty. É pequeno, mas tem uma bela visão da baía de Paraty. Entrada gratuíta.

6 - Casa de Cultura de Paraty e Teatro de Bonecos



Os 2 ficam na mesma rua. O Centro de Cultura tem exposições temporárias com entrada franca e uma exposição permanente sobre a história de Paraty - entrada 8,00 (estudante paga meia).
Teatro de bonecos mistura expressão corporal e bonecos marionetes sem corda - entrada 50,00 (estudante paga meia).

7 - Projeto TAMAR



Paraty é vizinha à cidade de Ubatuba já em São Paulo. Da rodoviária de Paraty sai ônibus da empresa São José 4 X por dia. A viagem dura 1h 10min e custa 10,00. Compre a passagem com antescedência. O 1º ônibus sai às 8:30h e assim q chegar à Ubatuba compre de uma vez a passagem de volta - o último ônibus p Paraty sai às 20:40h.

É uma viagem rápida e muito bonita, o trecho de Paraty à Ubatuba segue pela costa durante quase toda a Rio-Santos. Em Ubatuba vc deve pegar outro ônibus circular para Itaguá ou ir a pé em uma caminhada de 30 min.

Vá de manhã - Ubatuba é lindoooooooooooo!!!!!!!!!!!!! Vc vai ao Projeto TAMAR - entrada 11,00, vc visita, conhece o Projeto e sua importância, pode comprar uma lembrança na loja e ajudar mais o projeto - vale a pena!!!! Depois vc pode ir ao Aquário de Ubatuba que fica a 10 min do TAMAR - entrada 16,00 (estudante paga meia) é como um zoológico das águas e no fim da tarde ainda curte a praia que é muito bonita e calma....sem ondas.



8 - Dicas de alimentação em Paraty

A graça de vc está em uma região de praia é comer os peixes típicos da região e nisso Paraty tem muitassssssssssssssssssss opções!!!!!

Se vc for ficar mais de 1 dia fica caro comer esses pratos típicos todo dia, pois para uma casal haverá uma gasto médio de 100,00 por refeição e nesse caso existem outras opções na cidade.

Paraty é muito pequeno, então é só perguntar pelo nome do estabelecimento que rapidinho vc encontra!!!

No Centro Histórico a melhor opção é o Restaurante Taberna, pois é o restaurante a Kg mais barato e sendo a Kg agrada qq paladar e dieta. Na cidade tem o Espagueto (que é idêntico ao Espoleto, porém os pratos são mais fartos) custa de 11,oo a 15,oo dependendo da quantidade de recheios que vc vai colocar na sua massa e o prato vem muito cheio, muito cheio mesmo. Ainda na cidade tem tbm o Amarelinho que é self service e custa 15.00 vc pode comer quanto quiser e o que quiser....só não pode deixar nada no prato senão paga o  q largou....., atravessando a ponte no Centro Histórico e indo p o outro lado do rio tem o Pastelaço - custa 10,00 - ele tem 30 cm é uma refeição completa....são mais de 40 sabores à sua escolha.

Para sobremesa na cidade eu recomendo o Sorveterapia que tem opções de sorvete vegetariano (sem leite) com sabores exóticos como erva cidreira e capim limão. Custa em torno de 3,00 cada 100 gramas. Eu recomendo o de umbú.....



Pousadas em Paraty

Na  hora de reservar a pousada, tem um site ótimo com o email de todas as pousadas de Paraty....enviei email p todas que estavam com o valor que eu queria e depois conforme foram respondendo eu pude escolher a que mais se adequava à minha necessidade.



12 comentários:

  1. tia Bete...risos...
    Boa noite!
    eu e o meu "namorido" iremos dia 5/03 a Paraty. Somos marinheiros de primeira viagem e suas dicas serão muito úteis para nós. obrigada
    bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. obrigada por tao maravilhosa ajuda. beijo

    ResponderExcluir
  4. Ótima postagem, vai me ajudar muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem, vai me ajudar muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Otima ajuda, muito obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas...estou indo em janeiro
    obrigadaaa

    ResponderExcluir
  8. adorei as dicas ! muito uteis !!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dicas. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá muito boa a postagem sobre Paraty, sou morador da cidade e fiquei contente com as dicas e comentários.
    Parabéns ao idealizador do blog.
    Também trabalho com turismo, faço passeios de lancha pela baía de Paraty, ideal para quem quer privacidade e fugir do tumulto das escunas.
    Deixo aqui meu site!
    www.paratypasseiosdelancha.com.br

    ResponderExcluir
  11. Solicito saber o preço de um passeio de barco "modesto " com preço acessível para 3 adultos para a manhã do dia 18 de janeiro próximo com roteiro básico das ilhas de Paraty.

    fabriciodmartins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir