JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

domingo, 30 de julho de 2017

Casa de Fada feita com garrafa PET e argila de papel - Recolhida na net






Esse trabalho fácil e lindo pode ser conferido no canal CREATIVE MOM (uma página norte americana), no youtube, e podemos acrescentar à ideia do vídeo aquela nossa massa de papel reciclada ensinada aqui no blog :


http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/p/oficina-de-papel-reciclado.html

Acrescentar 1 colher de detergente e 1 pastilha de hipoclorito de sódio à massa de papel reciclado para evitar dar mofo na peça.

Para cada 1 kg de argila acrescente 300 g de massa de papel reciclado bem espremido.




COMO FAZER O PAPEL RECICLADO:
MATERIAL:

1 Tela para escoar a água do papel  (eu procurei no comércio e na internet e não achei nenhuma grande o suficiente para meus trabalhos, então resolvi confeccionar uma. Comprei tela de malha fina, aquela verde usada nas janelas para impedir a entrada de insetos, pregos, serrote e caixote de feira. Desmontei o caixote de feira para separar as ripas de madeira, que são bem fininhas e fáceis de se trabalhar. Cortei 8 ripas com o serrote, 4 medidas menores (20 cm) e 4 medidas maiores (30 cm), no caixote de feira todas as ripas tem a mesma largura o q já facilita parte do trabalho. Uni 4 partes, 2 de 20cm e 2 de 30 cm fazendo o formato de uma moldura de quadro e fiz o mesmo processo com as outras 4 ripas. Passei a tela bem esticada entre as duas molduras e as uni com pregos. Não fica linda, mas fica bastante funcional!!!!!...rsrsrs.......;

* 1 Liquidificador (usado somente para esse fim, pois usaremos cola branca na massa e o próprio processo de clareamento do papel na indústria traz muitos aditivos químicos que são liberados na água durante a reciclagem);

1 Colher;

* 1 Folha plástica (eu uso um saquinho de ofício aberto. Abra na lateral e terá uma folha plástica perfeita para o trabalho, afinal a palavra de ordem aqui é reciclagem!);

1 Balde;

* Folha de isopor (pode ser qualquer outra superfície lisa para receber a massa de papel, eu já testei vários e acheio o isopor uma ótima opção pq faz o papel secar mais rápido, não retém a água e pode ser utilizado quantas vezes quiser. O lado onde se deposita a folha reciclada geralmente fica manchada, mas o outro lado permanece branco podendo ser utilizado depois para outros fins);

Folha de papel usada (papel ofício escrito e descartado, na secretaria da escola sempre tem aos montes....vc pode encapar uma caixinha e pedir que depositem as folhas lá para vc reciclar depois ou folhas de cadernos antigos);

Material para dar cor às suas folhas (vc pode usar anilina ou tinta guache, eu prefiro usar aquelas sobras de papel colorido que ficam de cartazes e murais, como a palavra de ordem é reciclar tento fzr isso o máximo possível, guardo todas as sobras de papel colorido, depois durante a oficina de papel reciclado peço aos alunos que separem os pedacinhos por cores em saquinhos. Outra dica é usar aqueles carbex antigos usados ou não, cada pedacinho com tinta rende muitooooooooooooooo papel roxinho e rosa);

Cola branca.

RECICLANDO:

Peça aos alunos para rasgarem ou cortarem em pedaços pequenos o papel usado;
* Dentro do liquidificador coloque o papel picado, o material de pintura, a cola branca e complete o volume com água como se fosse uma vitamina;
* Bata tudo e escoe na tela espalhando a massa com a ajuda de uma colher;









Oficina da Roberta - Loja especializada em produtos exclusivos para professores!










Nenhum comentário:

Postar um comentário