JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

Receitas Vegetarianas

Receitas Veganas


Para quem não gosta de comer nenhum derivado animal, mas também está cansado de receitas com soja ou preocupadas em se parecer com receitas que levam carne, eu deixo aqui as minhas criações malucas. Boa sorte!!!!


Se você não estiver grávida ou com problemas inflamatórios poderá usar, com moderação,  a noz moscada e a pimenta, que eu recomendo em quase todas as receitas. Mas, para quem não gosta ou não pode é só retirar da receita, sem prejuízo nenhum.

*A noz moscada, consumida sem excesso, é um excelente aliado para várias funções do organismo.


Pastel de brócolis

1 pacote de massa para pastel (normal, pois não leva ovo na massa);

Recheio:

1 brócolis (qualquer tipo) bem picado;
1/2 xícara de azeitonas bem picadas;
1 pacote de ervilhas congeladas ou 1 lata de ervilha em conserva;
1 pacote de milho congelado ou 1 lata de milho em conserva;
Tempero a gosto e 2 colheres de molho de tomate.
Recomendo nos temperos, sempre usar noz moscada, cebolinha fresca e pimenta calabresa (pitada).

Esse recheio eu também coloco no pão francês e fica uma delícia, até os meus alunos (crianças e adolescentes) adoravam.

* Para quem gosta, eu também acrescento palmito e cogumelos bem picadinhos.

Refogue todos os ingredientes até a água secar, recheie os pasteis, frite e se delicie. Mesmo quem não é vegetariano vai adorar!!!!

Croquete de ervilha

1 lata de ervilha ou 1 pacote de ervilhas congeladas;
1 xícara de trigo para quibe;
2 xícaras de farinha (trigo, trigo integral ou farinha de arroz);
1 xícara de farinha de rosca;
1/2 xícara de azeitonas;
Tempero a gosto;
1 xícara de semente de linhaça batida na hora com um pouco de água;


Em um liquidificador bata as ervilhas com um pouco de água. Despeje em um panela grande junto com metade da linhaça, os temperos e as azeitonas. Acrescente mais três xícaras de água. Deixe ferver. Quando ferver jogue a farinha e vá mexendo em fogo médio até toda a farinha está misturada. O braço dói um pouco porque a massa é pesada. Quando a massa estiver desprendendo da panela, desligue o fogo, despeje em um prato e deixe esfriar. Enquanto isso, hidrate o trigo para quibe e depois vá acrescentando aos poucos à massa de ervilha que você fez. Se quiser pode acrescentar sobras de recheio da receita do pastel de brócolis. Separa bolinhas, amasse, passe dentro da semente de linhaça batida com água e depois na farinha de rosca e frite. Fica uma delícia!!!!! Crocante por fora e macio por dentro (parece massa de salgadinho tipo coxinha, risole). A mesma receita pode ser repetida com milho ao invés de ervilha.


Bolo


Qualquer bolo pode ser feito usando os mesmos ingredientes sólidos e para os ingredientes pastosos ou líquidos, siga a substituição:

Ovo = semente de linhaça batida com um pouco de água (fica igual clara de ovo e dá liga à massa);
Leite = leite de soja (qq receita), suco de fruta (qq receita) ou refrigerante (quando o bolo é de fruta, como laranja e limão, por exemplo);
Margarina = óleo (metade da quantidade de margarina);


Bolinho de chuva


Todo mundo conhece a receita clássica de bolinho de chuva:

Farinha de trigo;
Fermento;
Água;
1 pitada de sal.

Algumas pessoas gostam de colocar leite e ovo, então eu deixo como sugestão:

Coloque 1 copo leite de soja de caixinha para cada 2 xícaras de farinha e uma colher de farinha de linhaça. Seu bolinho de chuva vai ficar com um toque de baunilha por causa do leite de soja de caixinha.

Verduras pouco conhecidas


Serralha é um excelente aliado no combate ao vitiligo. Suas propriedades estão sendo estudadas, mas sou a prova viva que funciona. Não basta comer um pouquinho de vez em quando, tem que comer bastante e com certa frequência. Mesmo sendo amarguinha, é muito gostosa. Faça refogada como couve. Fácil de encontrar nas feirinhas de domingo.

* Eu repigmentei quase todas as minhas manchas depois que coloquei a serralha no meu cotidiano, só sobrou a original, na pálpebra. E eram muitas e enormes, fiz vários tratamentos, gastei muito dinheiro sem ver resultado algum. Mas com a serralha funcionou!


Taioba e Almeirão são as campeãs no combate à anemia. Riquíssimas em Ferro, não há carne vermelha, beterraba ou sulfato ferroso que ganhe essa competição contra elas! Mas tem que comer todo dia. A couve também é riquíssima em ferro. Comece comendo um pouquinho a cada dia e vá aumentando cada dia mais, pois além de ricas em ferro, possuem uma grande quantidade de betacaroteno, excelente para a pele.


                                                                                ALMEIRÃO



      TAIOBA: Cuidado para não confundir taioba com folha de inhame. a 1ª é taioba e a 2ª é folha de inhame. A diferença está na abertura na entrada da folha que a taioba tem e a folha de inhame não tem. Folha de inhame pode ser tóxica! Para quem nunca comeu taioba, o segredo é cozinhar por pelo menos meia hora, porque se for pouco cozida, pode deixar na boca uma sensação de "pinicação".

* Uma dica é cozinhar qualquer verdura com pouca água e deixar cozinhar até secar essa água, assim vc fica com um refogado sequinho sem precisar jogar a água fora, que é onde foram parar a maioria dos nutrientes da planta.

Farofa de talo

1 xícara de talos (couve ou brócolis), picadinhos;
1 fio de azeite ou óleo de canola ou 1 colher rasa de BECEL* 
1 colher de sopa de farinha de linhaça;
1 pitada de sal;
1 colher de PVT (proteína texturizada de soja) - opcional, nem sempre eu uso, pois não sou muito fã de soja;
2 colheres de sopa de azeitona picadinha;
1/2 xícara de farinha de mandioca torrada;
Quem quiser pode colocar algum tempero em pó ao seu gosto.

Como nenhuma das gorduras mencionadas acima servem para fritura, eu dou uma leve aquecida, jogo tudo dentro, menos as farinhas e deixo misturar os gostos por 3 minutos e acrescento as farinhas, misturo rápido e apago o fogo.

Triguilho alternativo

1 xícara de trigo para quibe;
3 folhas de hortelã pimenta bem picado;
Sal a gosto (de preferência pouco. Eu não uso);
Suco de meio limão;
Azeitona bem picadinha;
Noz moscada;
Cheiro verde bem picado;
2 xícaras de água quente.
Para quem gosta de cebola, coloque um pequeno pedaço muito bem picado.

Em uma vasilha, junte tudo, menos o trigo para quibe. Reserve por 5 minutos, enquanto a água adsorve e extrai as substâncias. Depois coloque o trigo para quibe nessa água, misture bem e deixe hidratar. sirva gelado. 

* Sirva como acompanhamento. Excelente para qualquer prato seco, parece uma farofa úmida e é ótimo digestivo. Nunca faça muito, porque ele estraga rápido, mesmo na geladeira. 

Brócolis empanado

Brócolis americano ou japonês (é a mesma planta);
Semente de linhaça batida com um pouco de água gelada, noz moscada e sal;
Farinha de rosca.


Separe o brócolis em pequenas "árvores", passe na mistura de linhaça e depois na farinha de rosca e frite ou asse.


Sopão

1 xícara de ervilhas frescas, congeladas;
1 xícara de feijão (de preferencia sem tempero, feito por você ou aquele de caixinha, só cozido em água);
1/2 xícara de abóbora amarela (qualquer uma), cortadas em cubos grandes;
1 xícara de batata inglesa ou baroa cortada em cubos grandes;
1/2 xícara de cenoura ralada;
2 colheres de sopa de azeitonas picadas;
Verduras aos montes e cortadas em pedacinhos, não em fios... (de preferência: couve, serralha, taioba e almeirão);
1 xícara de mandioca cortada em cubos grandes;
Pitadas de pimenta calabresa, noz moscada, cheiro verde desidratado;
Sal a gosto;
Outros temperos de sua preferência (cebola e alho).
2 colheres de sopa de molho de tomate;

Coloque todos os ingredientes para cozinhar, exceto a cenoura. Você pode bater as ervilhas e o feijão no liquidificador, caso não goste de comer o caroço. Deixe tudo cozinhar até a abóbora, batata e mandioca desmancharem, pois o caldo deve ficar grosso e não devem ficar pedaços delas. Você pode ajudar amassando com uma colher de pau enquanto mexe a sopa. Depois de virar um caldo grosso, acrescente a cenoura ralada e deixe cozinhar por mais 10 minutos e está pronta. 

* A pimenta calabresa dá um toque especial ao caldo de legumes. A cenoura ralada quase crua é muito mais saborosa do que em cubos ou rodelas cozidas, ideal para crianças, pois está como vem no salpicão. 
* Você pode optar por somente um tipo de tubérculo: batata inglesa ou batata baroa ou mandioca ou ainda também pode substituir todas por batata doce que é ótimo para quem está atrás de massa magra. Mas todos juntos amassados no mesmo caldinho, tem um sabor incomparável! :-D


Salpicão

Batata palha;
Cenoura crua ralada;
Milho;
Ervilha;
Azeitona picada;
Cogumelos fatiados;
Palmito em cubos;
Creme de soja (soymilk);

Misture tudo. Sirva gelado.

Mousse de chocolate

1 abacate grande;
1 cx de 200g de cacau em pó;
1 xícara de açúcar;

Bata tudo numa batedeira, separe em taças e sirva bem gelado.
Se quiser polvilhe chocolate granulado (não leva leite, pode usar sem receio);


Spaguetti com cogumelos e tofu


Receita para 4 pessoas

1/2 pacote de 500g de macarrão fidelinho ou spaguetti integral ou spaguetti tradicional (o fidelinho é a melhor opção);
1 xícara de cogumelos frescos ou congelados (o melhor p massas é o shitaky, mas nem toda cidade tem mercado com essa opção, por isso, serve qualquer cogumelo, menos conserva);
1 pequeno pedaço de tofu defumado (pequeno mesmo, porque um pequeno pedaço já contém bastante proteína e rende bastante sabor ao prato);
Azeite extra virgem;
Tempero normal a gosto (eu não uso alho e cebola, prefiro cubo de caldo de legumes);
Noz moscada,
Salsa desidratada (a salsa fresca dá um sabor muito forte ao prato. Coloque só um pouquinho da desidratada);
Pimenta calabresa (bem pouquinho, de preferência que vc consiga contar os floquinhos que caírem na panela);


Coloque um fio bem generoso de azeite extra virgem na panela, os temperos, o cogumelo e o tofu. Deixe refogar por 5 minutos, mexendo sempre. Acrescente o macarrão e misture bem. Fica uma delícia!!!!

Sirva com brócolis refogadinho de acompanhamento. Combina bem!


Creme doce de milho


1 lata de soymilk condensado de soja;
1 caixa de soymilk tipo creme de leite de soja;
1 lata de milho verde em conserva;
1 pacote de coco ralado;
1 xícara de açúcar;
Canela em pó para decorar;


Bata os três primeiros ingredientes no liquidificador e depois leve ao fogo em uma panela grande, mexendo sem parar em fogo médio. Acrescente o açúcar e coco ralado. Deixe cozinhar por 40 min, mexendo sempre. Depois despeje em forminhas, polvilhe canela em pó e leve à geladeira.
Sirva gelado.


Angú à mineira vegano


1 xícara de fubá ou milharina;
2 colheres de azeitona picadinha;
1 maços de couve picado bem fininho;
Tempero  a gosto;
1/2 xícara de quiabo lavado e cortado somente as pontas (inteiro);
1/2 xícara de PVT (proteína de soja texturizada = carne de soja);


Dissolva o fubá ou milharina em um recipiente com um pouco de água fria, reserve. Em uma panela grande, aqueça água, quando a água estiver fervendo, acrescente o fubá dissolvido e mexa até levantar fervura. Deixe cozinhar por 30 min e acrescente o tempero, a azeitona, a couve e o quiabo. Deixe cozinhar por mais 30 min. e acrescente a PVT, espere 1 minuto e desligue o fogo. A PVT não deve cozinhar porque fica muito mole e perde a textura ideal para o prato. 

Dica: 1 colher generosa de molho de tomate dá um toque a mais nesse prato.

Strogonoff de palmito


1 lata de milho verde ou 1 xícara de milho congelado;
1 lata de ervilha em conserva ou 1 xícara de ervilha congelada;
1 vidro de palmito picado;
1 xícara de cogumelo picado (qualquer tipo);
1 cx de soymilk tipo creme de leite de soja;
1 sachê de molho de tomate;
Tempero a gosto;
Cheiro verde bem picadinho.


Misture os ingredientes (exceto o creme de leite de soja) e deixe cozinhar por 20 minutos. Acrescente o creme de leite de soja e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com arroz e batata palha.