JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

Recursos para sala de aula

 CAIXA DE CONTAGEM


Recurso simples que faz toda a diferença, principalmente quando falamos de inclusão e não precisa ser inclusão de alunos com alguma necessidade pedagógica especial e sim inclusão de todos os alunos que muitas vezes só conseguem assimilar conteúdos através da experimentação.

* Entrando na página de oficina de caixas vc aprende a fazer caixas como essa. Nesse caso, é uma cx mais trabalhosa, porém consegue organizar muito bem o material pq está divida em compartimentos. Juntei rolhas, tampas de garrafa PET, palitos de fósforo riscados, e confeccionei com papelão e papel reciclado (veja oficina de papel reciclado na página de meio ambiente do blog). As frutinhas e folhas foram feitas em papelão, desenhando o contorno das frutas 5 vezes, depois cortando os contornos e colando um em cima do outro para cada fruta ou folha de modo que ficasse 'gordinho'e depois encapando com papel seda (pq é bem flexível e fácil de colar nos contornos) na cor a dar aparência a cada objeto. As figuras geométricas foram feitas com os retalhos de papel reciclado que sobram das outras atividades, assim como as estrelinhas e os corações. E ainda temos tbm uma divisória da cx com objetos sortidos, coisinhas que fui achando nos meus entulhos (fichas de orelhão, sapatinhos de boneca, pingentes de plástico, etc...).
Essa cx possui ainda um compartimento interno (famoso fundo falso) onde guarda embaixo os recursos para trabalhar valor monetário.

   
* Para fazer as moedinhas é só usar aquele truque do giz de cera sobre o desenho em baixo do papel. Coloque a moeda em baixo de uma folha de papel ofício e risque com um lápis de leve, ele vai marcar no papel todos os contornos da moeda, no caso das moedas amarelas usei lápis de cor no tom mais próximo ao da moeda original. Fiz várias vezes para ter muitas moedas de todos os valores, desenhando frente e verso.

* 1º desenhei a parte da frente de cada moeda, recortei e colei em papelão fino para ficar durinha (papelão de cx de bombom, cx de cereal, capa de caderno mole, cx de chinelo......), recortei o papelão e colei no verso da outra folha que continha o desenho da parte de trás de cada moeda de forma a encaixá-la no seu verso correspondente. Recortei e passei contact.
MOLDE DE LETRAS PARA MURAL

 
É sempre bom ter um molde na manga!!!! Esses moldes servem para escrever em mural e aqui temos maiúsculas e minúsculas.
* Como sempre.....copie e cole usando o botando direito do mouse clicando em cima da figura. Essa imagem é a "foto" de uma folha de A4, se vc colar no word e ampliar até o tamanho total da folha de A4 vai obter o tamanho que costumo usar em murais, mas se vc for fzr cartazes fica mais legal imprimí-la em tamanho menor...... A vantagem de digitalizar moldes é que no word fazemos com que eles fiquem no tamanho que precisamos ou queremos....então vc decide o tamanho na hora de imprimir, ok!?!

* Aproveite a dica que eu dei na página de jogos e imprima seu molde em papelão fino (dá uma bisbilhotadinha no final da página de jogos) pq ele vai durar muito mais do q se vc imprimir em cartolina! ;-)




 BALA SURPRESA



A Bala Surpresa pode ser feita com uma cx redonda (visite a oficina de cxs do blog). Depois de feita a cx é só colar papel crepon, seda ou TNT (melhor sugestão por ser mais durável) ou qq outro papel maleável que permita encapar a cx deixando bastante sobra na ponta para ser amarrada ficando com a aparência de uma bala gigante.

SUGESTÕES:

* Vc pode usar a bala para trabalhar construção de texto coletiva ou por grupos com tempos marcados como em uma gincana;


Recorte figuras de revistas, jornais, impressões ou simples desenhos que remetam à personagens, lugares e objetos. Cada aluno abre a bala e pega uma figura e começa a construir uma história com a figura q pegou, o aluno seguinte tem q dar procedimento e assim até todos terem participado da atividade. No final, vc terá um texto coletivo, escreva-o e faça um cartaz para a sala com ele; ou separe a turma em grupos e distribua aleatoriamente 10 figuras para cada grupo, o grupo que terminar uma história 1º utilizando todas as figuras recebidas ganha a atividade.

* Fichas para sua aula de português. Ex.: Se vc quer trabalhar substântivo próprio e comum, escreva fichas com palavras que pertençam às 2 classes e passe a bala pela sala, quem pega a bala tira uma ficha e cola em um cartaz, previamente preparado e divido em 2 partes com cada substântivo; o mesmo pode ser feito para fixar animais de acordo com sua reprodução, frações equivalentes, partes do corpo humano, etc...;

* Avaliação através de fichas com perguntas.......Nesse caso é sempre legal colar 1 balinha na fichinha.


Cartaz do Aniversariante do Mês


Gosto muito desse modelo que coloca todos os meses de 1 vez só pq dá p trabalhar outros conceitos como....

* O ano tem 12 meses;
* Quantos alunos fazem aniversário em cada mês:
* Mesmo nascendo no mesmo ano e mês quem é mais velho e pq?;
* Qual é o mês com mais aniversariantes e qual é o mês com menos aniversariantes?;

e por aí vai.....

Gosto bastante de usar o papel reciclado para fzr esses painéis....dá um colorido diferente e o bom é q o reciclado não desbota....




Painel da Sininho

Painel da Sininho para trabalhar boas maneiras: Palavras Mágicas.

* Imprima as partes, recorte e cole formando o painel; recorte os pedaços do desenho de acordo com a cor; risque o contorno do pedaço do desenho em cada cor respectiva no EVA; contorne com canetinha marcador permanente e una as partes em cima do papel formando o painel...depois é só terminar de enfeitar seu cartaz....



* Copie e cole cada quadrado da foto no word e amplie o quadrado ao máximo no tamanho da folha de A4 de modo que fique cada quadrado em uma página...quanto mais vc ampliar cada quadrado maior será sua Sininho....





Agora vc escolhe...com brilho ou sem brilho....