Na Prefeitura Do Rio de Janeiro existem turmas que visam sanar a defasagem idade-série de muitos de nossos alunos. Antigamente essas turmas eram chamadas de Progressão e hoje são chamadas de "Se Liga" e "Acelera", pois são Projetos do Instituto Ayrton Senna.
Essa página serve para trocar ideias e dar sugestões de atividades complementares ao projeto.
NOVOS CARTAZES PARA A SALA DE AULA NA REALFABETIZAÇÃO
CARTAZ DOS NÚMEROS POR ORGANIZAÇÃO DECIMAL:
Folha para fazer matriz de lembrete dos números para os alunos colarem no caderno.
O ARQUIVO COMPLETO VC ENCONTRA NA POSTAGEM: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2013_02_10_archive.html
CARTAZ DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS SILÁBICAS EM LETRA CURSIVA E DIFERENCIAÇÃO DE ALFABETO CURSIVO E DE MÁQUINA:
O ARQUIVO COMPLETO VC ENCONTRA NA POSTAGEM: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2013/04/alfabeto-e-alfabetario.html
TRANSFORMANDO OS ALFABETÁRIOS EM JOGOS DE BARALHO:
OS ARQUIVOS COMPLETOS E O PASSO A PASSO DESSES JOGOS VC ENCONTRA NA POSTAGEM: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2012/10/transformando-o-jogo-de-baralho-em.html
IDENTIDADE
A 1ª Atividade do Livro 1 é sobre a identidade e pensando numa ideia legal de trabalhar a identidade de cada aluno como membro único da turma...como parte do grupo...confeccionei a árvore da turma para ficar exposta no mural durante o ano todo...
* O passo a passo da árvore está postado na página de meio ambiente do blog: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/p/meio-ambiente.html
* Depois de fzr a copa da árvore com garrafa PET...usamos uma garrafa por aluno....fiz o tronco com mosaico de fotos que eu tirei dos alunos no meu celular. Eles adoraram essa atividade que traz um efeito muito bonito para a sala.
* Como tivemos uma fase de remanejamento de muitos alunos....muitosss alunos saíram e alguns estão chegando.....deixei essa parte em marron para ficar sem terminar mesmo...a ideia é ter espaço para as novas fotos que vã entrar sem tirar as dos que já fizeram parte da turma :-(
* Outra ideia que trabalhei hj e gostei muito do resultado foi trabalhar a história do grão de areia que queria conhecer o mundo.
Depois de recitar o cordel pedi que cada um, como o Grãozinho de Areia, desenhasse o seu sonho e depois cada um apresentou o seu sonho. Colocamos os trabalhos no mural da turma. Com certeza tem esse livro na sua escola, pois ele faz parte daquele projeto Literatura em Casa.
CAIXA DE JOGOS ou CANTINHO DOS JOGOS
No projeto recebemos uma cx de livros de literatura infantil para o cantinho da leitura deles e pq não fzr tbm um cantinho dos jogos (matemáticos...rsrs...)?! ;-)
* Visite a página de jogos do blog
........... http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/p/jogos.html .........
todo o passo a passo dos jogos está lá....além de um monte de ideias já prontas para imprimir ...é só clicar nas fotos, copiar, colar no word, ampliar para o tamanho que vc quer e imprimir!!!!!
* Adoro fzr tudo bonitinho!!!!! As caixinhas que guardam as peças de cada joguinho de forma super organizada são facílimas de fzr....rsrsrsrs..... Já vem prontas....srrsrsrs.....são caixas de remédio, sabonte, fósforo (palito longo) e filtro de café encapadas. ;-)
* Fora essas tbm podemos utilizar aquelas latinhas que nós já adoramos e reaproveitamos sempre....peças certas de se encontrar em sala de aula....rsrsrs....
* COMO FAZER A CAIXA PARA GUARDAR SEUS JOGOS??????
confira o passo a passo aqui.....
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
A sala é um ambiente alfabetizador? Então vamos fazê-la em todas as áreas de interesse....preparei um cantinho geográfico....minha sala é cheia de cantinhos...até a janela virou cantinho (pq eles adoram espiar o mundo do lado de fora do CIEP).
* Imprimi na internet um mapa mundi, um mapa do Brasil, um mapa do Estado do Rio de Janeiro, um mapa da cidade do Rio de Janeiro e no google mapas a foto aérea do bairro onde está localizado o CIEP. A ideia é de fzr uma relação entre as escalas dos mapas e o espaço onde nós vivemos com todas as suas divisões. Abaixo do cartaz coloquei um globo terrestre para dar a visão tridimensional do planeta. No dia do jogo do Brasil com a Bósnia (na terça, dia 28/02) um dos meus alunos me perguntou contra quem o Brasil iria jogar (pq eles queriam que eu ligasse a Tv da sala na hora do jogo) e eu disse que seria contra a Bósnia e os desafiei em tom de brincadeira a achar a Bósnia no globo terrestre e eles levaram a sério...acharam a Bósnia no globo e no atlas que fica ao lado do globo...rssrrs....
* Tudo o q a gente coloca pelas paredes da sala pode não surtir resultado na hora, mas com o tempo o aluno se familiariza de tal forma que aprende sem nem perceber!RACIOCÍNIO LÓGICO
Uma ideia para estimular o raciocínio lógico é o jogo do sudoku....só que agora em forma de cartaz...
*Confira o passo a passo na postagem
* Tentaram , mas ainda não acertaram o desafio da semana....rsrsrsrs......(mas foi a sensação!!!!)
* Percebam que no momento livre (após a realização de todo o exercício) cada um pode escolher para onde ir. As 2 alunas lá no fundo da sala estão olhando o cartaz de aniversariantes do ano, em breve ele vai virar um gráfico de barras.....
Na prefeitura do RJ, nós professores, ganhamos 1 dia de planejamento semanal...nesse dia o nosso horário em sala é feito pelo P1 de artes, educ. física e inglês......porém, infelizmente nós sabemos que não há P1 suficiente para suprir a lacuna de todos os tempos de 1 dia de aula....com isso, nós acabamos ficando com a turma em tempos soltos, espaçados....minha sugestão é que nesses tempos soltos, onde não devemos trabalhar conteúdo (até pq o tempo entre uma aula extra e outra é curto) podemos trabalhar o raciocínio lógico e estimular o cérebro a investigar....nesses tempos soltos deixo meus alunos à vontade para decidir o que querem fzr....eles podem ir p cx e leitura, cx de revista, jogos matemáticos, sudoku ou janela (minha sala fica de frente para uma avenida muito movimentada e no início tudo o q eles queriam era ficar na janela....só janela...e eu deixei pq sabia q uma hora deixaria de ser novidade e eles começariam a explorar os outros cantos da sala sem se sentirem obrigados a isso...e foi o q aconteceu...felizmente...rsrsrsrs.....hj eles ainda vão para a janela, mas acompanhados de um livro ou uma revista e o legal é essa evolução toda se deu muito rápido, pois ainda estamos no 1º bimestre letivo) ....com liberdade para andar pela sala e experimentar mais do que uma atividade sozinho ou acompanhado...eu fico apenas observando e mantendo a organização! ;-)
A Ilha dos Sentimentos
As turmas de Acelera estão muito misturadas com alunos que ainda não completaram o processo de alfabetização e por causa disso é legal tornar a sala um "ambiente alfabetizador" (cá p nós...escutamos isso o tempo todo...afff.....como se não soubéssemos ou não o fizéssemos...). Alguns dos meus alunos tem problema em distinguir a cor...não só ler, mas saber qual é o nome e relacionar...pensando em sanar isso tive a ideia de trabalhar o texto: A Ilha dos Sentimentos.... que vc encontra no site http://mariazita-historiasdeencantar.blogspot.com.br/2010/05/ilha-dos-sentimentos.html
é um texto muito simples.....bonitinho e romântico que vc pode até se transformar em peça teatral (meus alunos estão numa idade onde o romantismo, do jeito deles, está em alta).
Aproveitei o texto (contado com história) para trabalhar depois uma pequena canção como poesia dentro do tema e depois apresentei o cartaz das cores para ficar na sala, justificando sua presença como parte da atividade das cores e não como uma observação minha da dificuldade de alguns alunos em relacionar cores e nomes.
DICA: Vc pode ainda...acrescentar mais nessa aula montando com eles o alfabeto dos sentimentos....só que não encontrei nada com K,W,Y....entre todos os sites que busquei, esse foi o alfabeto que mais gostei...
A ideia é que eles criem o alfabeto dos sentimentos, mas temos que ter um para consulta.....para aquelas letras que ninguém vai lembrar de nenhuma palavra...rs.....
LENDO AS HORAS NO RELÓGIO
Na lição 10 falamos sobre as horas no relógio analógico. Uma sugestão é confecionar o relógio bem grande com todos os 60 pontos de minuto e colocando em um cartaz podemos colocar como material de apoio ao lado as páginas 50, 51 e 52 do caderno de apoio pedagógico do 1º bimestre ano 3.
Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.