Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Confeccionando jogos pedagógicos com a turma

Vamos colocar essa galerinha para trabalhar!!!!!!!!!!!!!!!!

* Todos os agradecimentos ao Professor da 1501: Tio Paulo. Interessado, comprometido, idealizador dessa semana de oficinas. Grande companheiro, Parabéns Tio Paulo - nota 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Baralho Tabú

São 99 cartas distribuídas em 13 folhas de tamanho A4. Imprimi o baralho e tirei 4 cópias de cada um das 13 páginas na escola, por turma. Cortei 14 folhas de papel 40 Kg no tamanho de folhas de papel A4 pra tirar xerox dos baralhos em um papel mais firme. Dividi a turma em 4 grupos e pedi que pintassem os versos das folhas (para não ficar transparente o desenho das cartas), colassem contact, recortassem e ao final cada grupo deveria juntar as suas cartas, contar e conferir se haviam 99 cartas por grupo. Sabe o que eles fizeram? Tudo certinho!!!!!!!!!!!!!!!!! Parabéns turmas 1401 e 1501 do CIEP Nelson Mandela - Campo Grande, Prefeitura do RJ.



POLIMINÓ

Imprimi a malha do tabuleiro e uma malha 2 X maior para que eles pudessem pintar as peças. Tirei cópia das 2 malhas na escola em papel ofício e entreguei aos alunos. Desenhei a malha maior no quadro e com o auxílio de cores diferentes de caneta de quadro fui pintando junto com eles peça a peça desde o monominó até as 12 peças de pentaminós. Depois foi só recortar e brincar.....esquentar a cuca...rs.....



JOGO DA VELHA COM TAMPINHAS DE PET

Pedimos aos alunos que trouxessem cada um 5 tampinhas de garrafa PET lavadas. Pintamos e eles ficaram responsáveis por desenhar os símbolos do jogo nas tampinhas e confeccionar os tabuleiros.





TABULEIRO TABÚ




JOGO DO BARCO


  
Agora que os jogos da sala estão prontos que tal fzr uma cx bem bonita para guardá-los????!!!!???

 COMO FAZER UMA CAIXA DE JOGOS?


Material:

* Tesoura, cola branca, cola de isopor, estilete, régua, lápis, papelão, papel oficio usado (vamos reciclar), fita adesiva larga e material colorido (que pode ser composto de vários retalhos).

Como fzr:

* Como essa cx precisava ser grande pq vai guardar muitos jogos, aproveitei uma cx de papelão grande para dar a forma;

* Medi em outro papelão uma tampa que deve ter 0,5 cm a mais nas medidas em relação ao tamanho da cx.;

* Para colar as laterais na tampa usei um papelão de cx. de chinelo que é bem mais fino e faz o trabalho ficar delicado, vc pode usar tbm papelão de cx. de bombom, capa de caderno, cx. de camisa, etc...;


 Agora vamos encapar!!!!

* Na hora de imprimir os jogos (da página de jogos do blog) as vezes erramos ou a impressora dá algum problema e acabamos tendo q imprimir novamente. Ao invés de jogar fora essas folhas com erros podemos utilizar para enfeitar a cx. e usar retalhos de papel colorido p fzr pedaços de poliminós e jogos da velha.

Agora é só organizar os jogos dentro da cx!!!!!!





Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.