Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

Jogos para o Ensino Fundamental


JOGOS PEDAGÓGICOS

Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!! É só entrar no grupo e baixar TODOS os arquivos que você quiser!

https://www.facebook.com/groups/798703536846234/


Para facilitar a navegação no site, eu remodelei a Página de Jogos. Todo o passo-a-passo dos jogos criados pelo blogue foram retirados dessa página e separados em postagens individuais. Abaixo, deixo o link de cada jogo.


Criações do Blogue Bisbilhotarte

1. Baralho Tabú - É um jogo de buraco para trabalhar a multiplicação como uma sequência aditiva. É um jogo de apresentação.



As cartas e o passo a passo você encontra na postagem: 



2. Buraco MDC - É um jogo de buraco para trabalhar conjunto dos divisores e o conceito de máximo divisor comum entre dois ou mais números. É um jogo de apresentação.




As cartas e o passo a passo você encontra na postagem:


3. Tabuleiro Tabú - Inspirado no jogo de damas e no jogo da velha, esse jogo trabalha o treino da multiplicação rápida pelo cálculo mental. É um jogo de fixação. 


    o passo a passo você encontra na postagem:


4. Trilha do Resto II - Inspirado no jogo Trilha do Resto (Livro Hoje é dia de Matemática), esse jogo trabalha o cálculo mental através da multiplicação rápida, levando em consideração características peculiares dos algarismos 2, 3, 5 e 10. Jogo de fixação.


Material e passo-a-passo disponível em



5. Trilha dos Múltiplos - É um jogo que traz tabuleiro, cartas e dados. O objetivo desse jogo é trabalhar o conjunto dos múltiplos de um número e identificar o MMC entre dois conjuntos de múltiplos. Perceber que o conjunto dos múltiplos começa sempre em zero sendo uma sequência aditiva repetitiva infinita.


6. Baralho Alfa - A ideia é criar um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de adolescentes (Projetos de Realfa - Se Liga) e PEJA. Todos eles conhecem o jogo de baralho e muitas vezes trazem escondido para dentro da sala. Então, porque não transformar esse jogo de baralho deles em auxílio à alfabetização???....
 
A postagem completa  você confere na página:



7. Sudoku no Cartaz - O objetivo desse jogo é construir um cantinho de desafios no fundo da sala. Os números são removíveis e o desafio pode ser trocado 1 vez por semana.


                    O passo-a-passo completo está disponível em 
https://bisbilhotarte.blogspot.com/2012/04/sudoku-gigante.html













SUGESTÕES DA COLEÇÃO DE LIVROS "HOJE É DIA DE MATEMÁTICA"
(Os jogos foram recolhidos pelos autores da coleção, através de pesquisas entre professores, livros e internet. Por serem altamente reproduzidos já há anos, e repetidos em várias outras coleções de livros, não é possível precisar quem são os verdadeiros autores, por isso, deixei como fonte a coleção Hoje é Dia de Matemática, pois ela é adotada na rede pública de ensino do Brasil)



Não publique esses jogos sem a citação da fonte e a autoria. Tenho visto vários blogues compartilhando o Dominó de Frações sem nenhuma citação da fonte, constituindo plágio.




DOMINÓ DE FRAÇÕES

Esse Dominó procura vincular a interpretação, representação e a leitura de frações.


* Copie, cole, amplie e imprima. Cole em papelão e recorte as peças ou imprima em papel cartonado e cole contact na frente. Depois é só jogar como se fosse um dominó comum.



TRILHA DO RESTO

O objetivo desse jogo é fixar a divisão, seja ela exata ou com resto.

* Imprima o dado em cartolina ou papel cartão e cole o tabuleiro em um papelão, passando contact para que o seu tabuleiro dure por vários anos.


1 – A dupla decide quem vai começar;
2 – Na primeira jogada, cada jogador lança o dado e move seu marcador o número de casas correspondente aos pontos obtidos no dado;
3 – Nas jogadas seguintes, o jogador da vez lança novamente o dado e divide o número escrito na casa em que seu marcador está pelo número tirado no dado, percorrendo o número de casas conforme o resto da divisão;
4 – Se a divisão for exata, o jogador permanece na casa em que está e passa a vez;
5 – Quem alcançar primeiro o fim da trilha será o vencedor.

DICA:

* Seguindo a ideia de reciclagem do blog que tal guardar as suas peças dentro de um simpático pote de maionese (SEMPRE DE PLÁSTICO)?

   


TABULEIRO DE FORMAS

* Excelente para trabalhar figuras geométricas planas e ângulos.

                                                                                             tabuleiro do jogo                   marcadores

Ele é jogado exatamente como se fosse um jogo da velha, porém quem manda no jogo são as informações tiradas nos dois dados que devem ser jogados ao mesmo tempo.

1 - A dupla decide quem vai começar, os jogadores jogam alternadamente;
2 - O jogador da vez lança os dois dados, lê as informações das faces viradas para cima e coloca o marcador (que são os círculos coloridos, 5 para cada jogador) sobre a figura que tenha as características tiradas nos dados;
3 -Se o jogador marcar a figura errada ou não tiver figuras para cobrir, de acordo com as características sorteadas nos dados, passa a vez;
4 - Quem conseguir colocar primeiro 3 marcadores na mesma linha, coluna ou diagonal é o vencedor do jogo.

* Lembre-se de imprimir seu tabuleiro, colar no papelão e encapar com plástico adesivo transparente!
* Imprima os dados em cartolina ou papel cartão e os marcadores devem ser colados em papelão também. Bom jogo!!!!!

* DICA:

No lugar de marcadores de papel utilize as tampinhas de garrafa Pet pintadinhas e guarde o dado e os marcadores em potes de sabão pastoso ou margarina......reciclar é a palavra de ordem!!!
   


POLIMINÓS

 Usando diversos quadrados de mesmo tamanho, porém em posições diferentes o poliminó é um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio lógico.
* Copie e cole a malha quadriculada 4 vezes para formar o tabuleiro do jogo;
* Imprima os poliminós de acordo com as cores dispostas na malha quadriculada abaixo e corte-os para ter as peças do jogo: monominó, dominó, triminó, tetraminó, pentaminó e hexaminó (no caso desse jogo coloquei a disposição somente até o hexaminó, mas existem peças com quantos quadrados você quiser trabalhar);
* O jogo é feito com 2 participantes, onde cada um joga alternadamente encaixando as peças na malha quadriculada do tabuleiro. Ganha o jogo aquele que for o último jogador a conseguir encaixar uma peça.

MALHA QUADRICULADA PARA FAZER O TABULEIRO


PEÇAS DO MONOMINÓ ATÉ OS PENTAMINÓS


* Para obter cada peça recorte seguindo as cores e ignore os quadrados brancos.

PEÇAS DOS HEXAMINÓS  E HEPTAMINÓS



* Você também pode fazer o seu poliminó em EVA com as peças bem grandes. Desenhe a malha quadricula em uma folha inteira de EVA, sejamos práticos.....rsrsrs....é só usar a própria largura da régua como medida....fica muito mais rápido e do mesmo jeito faça as peças bem coloridas naqueles retalhos que sempre sobram nos nossos armários.
* Não esqueça de colar a sua malha de EVA em um papelão para que seu tabuleiro fique bem firme e não "sambe" enquanto os alunos jogam! (com toda aquela delicadeza de criança que lhes é peculiar =D )




* Ideia da minha mãe...todos os créditos vão para ela!!!!!!!!! Guardar as peças do Poliminó naquelas caixas de bombom Ferrero Rocher. Olha só q chick que ficou.... chickerrrrrrrreeeeeeeemooooo!!!!!!




JOGO DO BARCO

Muito bom para trabalhar figuras geométricas e raciocínio lógico!!!!!!

* Pode ser jogado com até 3 jogadores;

* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados e segue a indicação colocando as figuras na quantidades indicadas pelos dados com o objetivo de montar a figura do barco;

* Se cair uma figura na quantidade indicada que já não tenha mais figuras disponíveis o jogador perde a vez;
* Quem conseguir cobrir o barco 1º ganha o jogo.





















JOGO DO PARA FRENTE OU PARA TRÁS


O Jogo do Para Frente ou Para Trás é uma versão do Viagem à Lua onde os jogadores contam as casas de acordo com os números que saem nos dados. A diferença é que nessa brincadeira o jogador pode andar casas para frente ou para trás.

* Podem brincar quantos jogadores quiserem por partida;

* Cada jogador na sua vez joga o dado e se cair para cima a face amarela o jogador anda a quantidade de casas para frente e se cair para cima a face vermelha o jogador anda a quantidade de casas para trás;

* Vence o jogador quem chegar 1º ao final da trilha.



QUANTO FALTA PARA COMPLETAR 10


O objetivo desse jogo é trabalhar a adição e subtração em sequência;

* Deve ser jogado com 2 jogadores por rodada;

* Cada jogador na sua vez joga os 2 dados iguais que vão de 0 à 5 e soma os resultados. Se cair 3 em um dado e 4 no outro ele deve somar 3+4=7. Depois deve tirar 7 de 10 para saber de 7 quanto falta para completar 10.....R= 3 e aí então deve marcar sua ficha no número 3;

* Se sair um valor já marcado por ele, este deve passar a vez;

* Cada valor do tabuleiro pode ser marcado no máximo 2 X : 1vez por jogador;

* Quem completar o tabuleiro 1º ganha o jogo.



Colher de chá =D

Para quem vai imprimir mais de uma vez cada sugestão de jogo, aqui vai uma colher de chá:

Dados em tamanho menor e três por folha para você economizar o papelão. Use o papelão de caixas de bombom (você pode pedir aos alunos que juntem na páscoa), usei as partes mais largas das caixas (tampa e fundo), descolei a parte da propaganda... e coloquei na impressora, fica um pouco mais grosso que a cartolina. Também poderá usar o papelão de caixas de cereais.


 
 


























REUTILIZANDO IDEIAS COMUNS DE SALA DE AULA


Jogo da Velha de Tabuleiro

TAMPINHAS...E MAIS TAMPINHAS.........  <3 em="">

* Peço aos alunos para juntarem tampinhas, depois eu lavo, seco e pinto. Se a turma for de 4º ano em diante, peço para que eles mesmos façam essas etapas. Adoro as tampinhas =D <3 em="" nbsp="">


JOGO DA VELHA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO


O Jogo da Velha possui 9 opções de jogo no tabuleiro. Com isso, cada jogador deverá ter 9 peças para garantir que haja igualdade de condições de probabilidade de jogo em todas as posições para os 2 jogadores.

Faça um tabuleiro (pode ser um quadrado de papelão ou EVA com as separações do jogo da velha tradicional). Em cada quadrado escreva um número dentro da faixa que você quer trabalhar (nesses jogos que eu fiz coloquei de 1 até 20, pois estou trabalhando nessa faixa na minha turma de alfabetização). Separe 9 tampinhas de uma cor e 9 tampinhas de outra cor para serem os marcadores de cada jogador. Em cada conjunto de marcador você deve escrever operações de adição e subtração onde se obtenha como resultado os valores que você colocou nos quadrados do jogo da velha.

* Essa ideia é para ajudar a reforçar o cálculo mental .... aquele que a gente sempre diz: " o maior na cabeça e o menor na mão" .... sendo assim, evite colocar operações onde um dos números na conta exceda o número de dedinhos!!!!

* Os dois jogadores devem ter os mesmos valores nas suas peças, porém faça contas diferentes que cheguem no mesmo resultado para evitar que um jogador copie o resultado da soma do adversário ao invés de calcular seu próprio jogo!!!! ;-)

* Passe fita adesiva para evitar que as tampinhas fiquem sujas, manchadas por molhado, desbotadas
e outros acidentes típicos de materiais manuseados por mãozinhas cuidadosas...

Por exemplo, se o 1º quadrado do tabuleiro tem o número 15, em uma tampinha do marcador "azul" você deve escrever 9+6 e na tampinha do marcador "vermelho" vc deve escrever 7+8. Assim os 2 terão chances iguais, na sua vez de jogar, de marcar essa mesma casa e isso impede que o jogador decore a associação do valor do quadrado com a operação da tampinha que o outro jogador utilizou....... nós sabemos que é muito mais fácil pegar o resultado pronto do colega do que ter que calcular o seu =D


* Observe: Os resultados são os mesmos dos dois lados (marcadores brancos e marcadores vermelhos), porém as operações são diferentes!!!!

* Antes que alguém me pergunte, realmente você está certo se reparou que os valores do tabuleiro não condizem com as contas das tampinhas. Quando eu fiz esses joguinhos da Velha, foram 8 jogos, na hora de tirar as fotos me confundi e misturei as peças de um com o tabuleiro do outro e como esse jogado foi doado à outra turma, não pude desfazer o engano da foto quando o percebi, mas a intenção é somente ilustrar a ideia do jogo!


Você pode fzr tbm com tampinhas o Jogo da Velha normal, só para descontrair e ajudar a desenvolver o raciocínio lógico com o uso de estratégia e ainda economiza papel.

Pensando em ideias simples para oficinas com os alunos, confeccionei esse jogo da velha de tabuleiro com tampinhas de garrafa PET e papelão.


Vc vai precisar de:
* 10 tampinhas de garrafa PET;
* 1 caixa de creme dental;
* Tinta plástica;
* Cola colorida (se quiser use a com gliter para seu trabalho ficar mais charmoso);
* 1 quadrado de papelão (pode ser 9x9, ou qualquer outro tamanho maior que seja múltiplo de 3);
* Retalho de papel colorido;
* 1 Canetinha.

Fazendo arte:
* Pinte as tampinhas com a tinta plástica na cor de sua preferência (deve ser pintado em casa ou qualquer outro lugar longe da presença dos alunos porque a tinta tem cheiro forte e pode causar alergia às crianças). Depois de secas, passe cola colorida na parte superior das tampinhas: faça 5 "círculos" e 5 "x";
* Desenhe com a régua um quadrado 9x9 (ou maior) no papelão e encape com retalho de papel colorido ( para reciclar, eu usei aquela folha do meio do carbex. Alguém ainda lembra o que é carbex???? Hoje em dia, todas as escolas usam fotocópia, mas na época q eu fiz esse jogo ainda usávamos carbex), depois de encapar divida o quadrado em 3 partes de 3 cm na horizontal e o mesmo na vertical, formando uma cruzada de 9 quadrados;
* A caixinha para guardar seu jogo é feita com caixa de creme dental. Olhe a caixa por dentro e veja onde está a aba que une as partes da caixa, abra na aba com o auxílio de uma régua. Depois da caixa aberta, retire com cuidado, a folha de papel externa que recobre o papelão (onde fica a propaganda do produto, se você observar nas pontas da caixa, vai perceber que o papelão é um monte de folhinhas coladas bem juntinhas, levante uma das pontas com a unha e puxe tudo bem devagar). Remonte a caixa, porém agora você vai colar e fechar as laterais menores (aquela por onde você retirou o creme dental (porque agora sua caixa. vai ficar deitada, antes ela estava em pé) e aquela abinha q antes unia os lados maiores, agora, vai ser o fecho da caixa nova. Boa sorte no jogo!!!!

IMPORTANTE!!!!!!!!!!!
O jogo pode ser feito de forma mais simples, a ideia vai ser sempre a mesma, mas você pode criar e improvisar:
* Com retalhos de EVA;
* Com pedaços de papelão;
* Com papel reciclado (dê uma olhada na oficina de papel reciclado aqui do blog);
* Com papel colado nas tampinhas ao invés de pintá-las


Viagem à Lua


Lembra daquele joguinho de tabuleiro e dados, onde você anda casas e responde perguntas? Agora você pode aproveitá-lo como avaliação de suas aulas!
Aqui eu tentei organizar o joguinho dentro de uma caixa (você encontra várias sugestões de como fazer caixas aqui, dentro do blog).

O tapetão foi feito com folhas de papel ofício usadas, aquelas que estão escritas de um lado e estão brancas de outro. Colei uma ao lado da outra até formar uma folha grande, mas você também pode usar papel 40 Kg ou papel pardo, é mais prático, porém menos sustentável.


Você vai precisar de:
* 1 tapetão (feito com folha de ofício, papel 40 Kg ou papel pardo);
* Retalhos de papel colorido;
* Contact transparente (nesse caso eu usei fita adesiva larga e como você pode observar tive que dar várias voltas....foi um improviso pela falta de contact no momento....rs.....);
* Cartões de papel (eu fiz de papel reciclado, porém se você não tiver feito sua oficina de papel reciclado ainda, pode usar cartolina....como os cartões são para escrever as perguntas do jogo você pode usar retalhos de cartolina, papel 40 Kg e papel cartão ou papel ofício mesmo);
Como fazer:
* Desenhe o caminho da viagem do satélite até a lua em compartimentos e numere. Dentro de cada compartimento deve ficar uma letra que represente a área de interesse ao qual o aluno vai sortear um cartão de pergunta. No caso do nosso exemplo usei as letras P, L, D, T, M que representam respectivamente Problemas, Língua portuguesa, Datas cívicas, Tudo (que engloba ciências, história e geografia) e Mímica. Escolhi essas áreas para o jogo pq era de interesse da turma com muitas crianças inclusas, onde trabalhávamos bastante a socialização e a mímica ajudou bastante nesse item;
* O dado do jogo pode ser feito através da caixa de cubo (veja a parte de caixas do blog) e as pirâmides que representam os jogadores também;
* Divida a sala em grupos. Eu costumo cortar pedacinhos de EVA coloridos nas cores certas com a quantidade de alunos q eu quero em cada grupo e essas cores estão representadas nas pirâmides do jogo, depois coloco esses pedacinhos num saquinho e peço que cada um, já com a sala previamente arrumada, sorteie uma cor e sente no grupo certo....faço isso para evitar a famosa "panelinha" e favorecer a interação entre aqueles que pouco se comunicam na sala;
* Vence o jogo aquele grupo que chegar 1º à lua. Lembre-se de colocar obstáculos no caminho, como por exemplo, casa 15 - pane no sistema: volte 3 casas, casa 23 - acabou o combustível: fique uma rodada sem jogar, casa 36 - atração lunar: avance 1 casa, etc...;
* O jogo inicia com o grupo que tirar o maior valor no dado;
* Gosto muito de usar esse jogo no final do bimestre, antes das avaliações, pq faço uma revisão de tudo que foi trabalhado em sala sem que eles fiquem nervosos pela tensão daquela palavra mágica *** prova ***.
Agora é com você.... a ideia está aí, crie, improvise, ajuste ou reinvente...aqui vai mais uma dica:
2 retângulos de papelão unidos e encapados como se fossem uma capa de livro e um clima de halloween....um livro de receitas da bruxa Fulustreka com P, D, S, C que são Poções, Doces, Salgados e Chás seguidos de "?" que são charadas que devem ser respondidas no meio da brincadeira...essas receitas nada mais são do que problemas matemáticos que envolvem medidas de capacidade, massa e as 4 operações fundamentais da matemática, podendo ainda utilizar fração e porcentagem com ingredientes bem ao gosto da galerinha mirim....envolva o imaginário deles e bom jogo!!!!

DICA

Na hora de imprimir os dados ao invés de usar cartolina use papelão fino de embalagens como caixa de bombom, caixa de camisa, caixa de aveia e outros cereais, roupa de cama, capa de caderno fino, etc...

🔆O papelão é como um aglomerado de folhas mais finas....sendo assim você pode "desfolhá-lo" e retirar a parte da propaganda e deixar só a parte que interessa, depois é só colocar na impressora e mãos à obra! Você vai ter dados durinhos!

     

* Que tal uma caixa para guardar esses jogos?????



Confira o passo a passo aqui...   http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2011/09/confeccionando-jogos-pedagogicos-com.html


JOGO DA MEMÓRIA


Criança adora uma brincadeira! Vamos a um jogo fácil, simples e estimulante 😀


1. Bichinhos


Molde para a criança construir. Ela mesma deve colorir, colar no papelão fininho, papel cartão ou cartolina e recortar. (Já fiz esse modelo com crianças do 3º ano - média de 8 anos- e funcionou bem....ainda não tentei com crianças menores.)


Eu fiz esse modelinho à mão, com lápis e fotocopiei para que eles pudessem pintar, recortar, colar em papelão e confeccionar o próprio joguinho.

35 comentários:

  1. Muito obg pelas ideias, sou estagiária e vejo a indisposição dos alunos em aprender acho q os jogos são uma ótima ideia para estimula-los. Obg por compartilha-las conosco, vou indicar alguns jogos p/ meus colegas.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. a algun jogo de conjunto numericos e diagrmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme! Os jogos são só esses mesmos que estão aqui na página, pois já não trabalho mais nessa área. Hoje, trabalho só com ensino de Química, então parei de produzir material de matemática e produzo só material para ciências (química e física).

      Excluir
  3. Olá! Maravilhoso esse blog! Parabéns!
    Edith

    ResponderExcluir
  4. Oie!!! Amei o jogo MDC... vc pode por favor me enviar por e-mail em PDF as imagens? Ficarei grata. Bjos!

    ResponderExcluir
  5. como eu monto o dado do tabuleiro tabu?

    ResponderExcluir
  6. parabéns... usando muito nas minhas aulas!

    ResponderExcluir
  7. tem alguma ideia sobre algum jogo voltado pra química ?

    ResponderExcluir
  8. eu criei um novo jogo de baralho como colocalu em pubrico

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostei muito de suas ideias e gostaria de citar em meu trabalho acadêmico, você poderia me informar seu nome e a data de publicação ? Desde já agradeço. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Adorei! Alguns destes eu já utilizo,sou professora efetiva de PADA(programa de apoio a dificuldades de aprendizagens). Trabalhamos com jogos de Matemática e Português no atendimento de DIS( dislexia,disgrafia,discalculia),crianças fora de idade série e repetentes,convidei no FACE!VAMOS TROCAR FIGURINHAS!Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. poxa ninguém comenta mais nada não?

    ResponderExcluir
  12. wow, mas quanta dedicação, parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se existe algum jogo de como construir razões e proporções?

    ResponderExcluir
  14. Amei as ideias! Muito obrigada por compartilhar ! 😀😀😀😀😀

    ResponderExcluir
  15. Adorei as ideias. Muito obrigada por dividi-las.

    ResponderExcluir
  16. Excelentes ideias. Parabéns pelo trabalho e muito abrigada por dividir conosco.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, ótimo trabalho. Dá pra escrever um livro...

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!
    onde acho para imprimir os dois baralhos nao consegui imprimir por aqui.

    ResponderExcluir
  19. Adriana, entra lá no nosso grupo do face, está tudo em PDF, pronto para download :D

    ResponderExcluir
  20. boa noite. vc tem atividades de numeros multiplos adaptdos para criancas com dsecalculia?

    ResponderExcluir
  21. Adorei suas atividades.
    Tem alguma para Geografia ou História?
    Tenho muito interesse por atividades ludicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelly! Infelizmente não :(
      Eu sou da área de exatas, por isso o blog tem majoritariamente material nos temas de matemática e química.

      Excluir
    2. Mas, você consegue adaptar seus conte+udos nesse jogo aqui https://bisbilhotarte.blogspot.com/2014/03/jogo-da-memoria-de-cartaz.html

      Excluir
  22. Colegas, todas as dúvidas que tiverem em relação à confecção do material, peço que escrevam no grupo do face, por favor. Fica mais fácil e rápido de ver as perguntas. Beijinhos a todos!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.