Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENFEITES PARA FESTA JUNINA

Está chegando junho e com ele as Festas Juninas cheias de danças, comidas típicas e muito enfeite legal!!!!

Quer aprender a fazer alguns enfeitinhos básicos, simples e com material reciclado???? Então vamos lá!!!!!!!!!





Correntinha

Vamos usar jornal, mas já está na hora de inovar....nada de elos em preto e branco...

Material:
* Encarte de ofertas de supermercado (dê preferência aos que tem o funco das ofertas bem colorido...tem supermercado que troca ofolheto a cada semana, ou seja, cada semana é uma cor diferente. Comece a juntar desde agora e terá uma corrente muito colorida!!!!);
* Lápis, tesoura e cola branca.
Modelo:

Faça um molde circular, dobre em 4 partes e depois recorte por dentro seguindo duas vezes o contorno do círculo....



Risque o contorno do seu molde nos folhetos de mercado (dobre os folhetos em 3 partes para cortar vários círculos com um desenho só, isso otimizará o seu trabalho!)



Depois que seus círculos estiverem prontos vc vai colar de 2 em 2: No 1º vc deve passar a cola branca nas 2 alças mais externas e colar outro círculo por cima. Nesse 2º círculo que vc colocou por cima, vc deve passar a cola branca no meio e assim sucessivamente.......em um círculo passe cola nas alças e no próximo passe no meio, depois nas alças e depois no meio.......vá intercalando até ter colado todos os círculos.....



E por último, depois da cola secar, abra sua corrente......vc vai se surpreender com o tamanho dessa corrente depois de esticada.....poucos círculos cobrem vários metros!!! :-)



* Ela tbm pode ser feita com papel seda ou crepon e o tamanho é vc quem decide...escolha o tamanho do círculo de acordo com o tamanho do mabiente que vc quer enfeitar.


Você tbm pode usar os encartes de mercado para fazer as bandeirinhas. Peça aos seus alunos que juntem durante um mês encarte de mercado, mercados como Super Market (aqui no RJ) usam sempre as cores vermelho e amarelo e o Guanabara muda a cor do encarte toda semana. Corte moldes grandes de bandeirinhas e na hora de colar, misture as cores. Apesar de ser papel de propaganda, fica muito bonito, olhando de baixo vc só enxerga a mudança de cores pendurada lá em cima.


Balão
Existem várias maneiras de vc confeccionar um balão bem grande....eu gosto muito desse modelo...

Material:

* Separe retalhos de papel colorido (pode ser qualquer tipo de papel exceto crepon e seda);
* Lápis, tesoura, cola e barbante;
* Retalho de crepon laranja, amarelo ou vermelho (para fzr o foguinho na parte debaixo do balão).

Modelo:

Vamos fzr o molde!!!!!

O Balao é composto por vários losangos....quanto mais fino o seu molde, mais losangos vc vai usar e mais colorido ele vai ficar.




Que tal uma oficina de balões em sala de aula????

Vc pode utilizar como material:


* Base: papel ofício usado (escrito dos dois lados, pois vc vai cobrir com papel colorido);
* Cobertura: retalhos de papel de presente, fotos coloridas de revistas, embalagens metalizadas de ovo de páscoa.

Lembrando que a embalagem de ovo de páscoa é plástica e portanto vc vai precisar unir as partes do balão com durex.




Sanfoninha
Material:
* Papel seda ou papel crepon (vc tbm pode usar a enterfolha do carbex...aquele papel fininho q fica manchado de roxo dentro do carbex...);
* Cola, tesoura e lápis.
Modelo:
Escolha o desenho que vc quer fzr....para a sanfoninha é obrigatório que o desenho tenha um eixo de simetria, pois nós recortamos no papel a metade do desenho.

Vamos fzr um círculo.....e usar somente a metade desse círculo como molde.....
* Risque o semi-círculo em papel crepon ou papel seda e depois dobre em várias partes, marcando bem na dobra para que fique a marca.



* Abra os semi-círculos e passe cola intercalando as dobras que vc fez.....passe cola em uma dobra e na outra não...e assim sucessivamente...



* Aplique um semi-círculo por cima....e nessa folha que vc vai aplicar, passe  cola intercalada, porém somente nas dobras que vc não passou cola antes...e faça isso em todas as folhas seguintes...sempre intercalando as folhas e as dobras....


* Deixe secar e depois abra unindo as duas extremidades...formando um grande círculo sanfonado!!!!



* Aproveite o formato da sobra dos semi-círculos e faça outra sanfoninha bem criativa....

 




Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.