Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Mural para imprimir: a evolução do calendário + atividade do Calendário Fixo

Mural com linha do tempo mostrando a evolução do calendário

A ordenação do tempo tem uma importância crucial na vida das pessoas. O calendário do velho continente, hoje adotado por todos os países do Planeta no âmbito das relações econômicas e políticas, conheceu múltiplas variações ao longo do seu percurso histórico. Para uma compreensão básica da nossa matriz cultural é indispensável o conhecimento dos aspectos mais determinantes desse instrumento fundamental de regulação da atividade humana.  (Lopes, Maria do Céu (2012). O Calendário Atual. História, algoritmos e observações. Millenium, 43 (junho/dezembro). Pp. 107-125.)




O mural é constituído de 3 folhas de tamanho A4. O arquivo em PDF vc encontra no nosso grupo do face, basta entrar e baixar https://www.facebook.com/groups/798703536846234/





                         



Sugestão: finalizar a atividade com a confecção de um calendário fixo de bolso. No arquivo, PDF, você encontra na última uma folha para imprimir contendo 8 calendários  (tamanho ~9 x 6 cm) para imprimir em cartolina e depois plastificar com fita adesiva ou plástico adesivo de encapar caderno. 


Fonte: adaptado do site https://pt.calameo.com/books/00018132322e99af52c4a


Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Questões de física e química com gabarito comentado

Para professores que precisam de sugestão para montar provas ou alunos que precisam de muitos exercícios para estudar para o ENEM, deixo aqui uma dica valiosa. Esse compilado de questões está em um nível avançado.


Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.


















Ciências do solo - Jogo Força Ácida

Vamos brincar com a Geoquímica?



O Jogo Força Ácida faz parte do projeto de adaptação do currículo de química como estudo de caso.