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Moleculão é um jogo de cartas que mescla a ideia do baralho e do dominó, trabalhando as classificações das cadeias carbônicas, através de regras cuidadosamente selecionadas.
O jogo é composto por 20 cartas, onde 19 são replicadas até totalizarem 84 cartas.
Cada jogador recebe uma cartela de marcação de pontos e um conjunto de marcadores.
Passo-a-passo:
O Moleculão é um jogo de fixação para ser
usado como exercício após explicação do conteúdo: Classificação das Cadeias
Carbônicas e do Carbono quanto ao número de Carbonos ligados a ele.
Função do jogo:
o Trabalhar a classificação
das cadeias carbônicas (saturada ou insaturada, aberta ou fechada, homogênea ou
heterogênea, aromática ou não aromática e normal ou ramificada);
o
Fixar os conceitos de classificação
do carbono quanto ao número de ligações feitas com outros carbonos (carbono
primário, secundário, terciário ou quaternário);
o
Reforçar a ideia de
valência de ligações dos elementos mais encontrados nas moléculas orgânicas: C
(faz 4 ligações), H (faz 1 ligação), O (faz 2 ligações), N (faz 3 ligações), Cl
(faz 1 ligação) e S (faz 2 ligações);
o
Relembrar os tipos de
ligação entre os átomos de acordo com suas valências (ligações simples, duplas
e triplas).
- Favorecer a integração e a cooperação
entre os alunos;
- Estimular o raciocínio lógico.
O Objetivo do jogo é cada
grupo montar um lado da molécula que contenha:
o Uma
insaturação;
o Um
anel aromático como ramificação;
o Um
carbono primário, um carbono secundário e um carbono terciário (ter um carbono
quaternário é opcional);
o Ser
heterogênea.
Regras:
O jogo começa ao
dividir-se a turma em quatro grupos. Se a turma for muito grande será
necessária à utilização de dois jogos ou a adaptação com troca da peça
principal que inicia o jogo com um carbono sp2 dieno por um carbono
sp3. Dividindo-se a turma em
quatro grupos, estes deverão sentar-se em forma de “X”. Dois grupos serão
chamados de grupo A e dois grupos serão chamados de grupo B, os grupos de mesmo
nome devem completar o mesmo jogo, porém sem se comunicar e nem observar as
peças que cada um tem, por isso sentam em forma de ‘X’.
o A
primeira peça do jogo é colocada pelo professor e corresponde ao carbono dieno
que vai dividir a molécula em dois lados. Cada lado deve ser completado por um
grupo.
o O
desenvolvimento do jogo se baseia nas regras dos jogos de buraco e dominó. O
professor inicia o jogo colocando a peça principal no centro da mesa,
entregando 15 cartas para cada grupo: A1, A2, B1 e B2. As cartas que sobram
formam o “bolo” da mesa, que devem ficar dispostas de face para baixo uma sobre
a outra. Cada grupo deve escolher um aluno representante para fazer as jogadas
e os demais se sentam atrás desse aluno para auxiliá-lo na escolha da jogada.
o Depois
de escolher o aluno representante que iniciará o jogo, esse jogador deve
iniciar “comprando” (retirando) uma carta de cima do bolo da mesa, escolhendo
um dos lados da molécula (seu grupo depois dessa primeira jogada só poderá
encaixar cartas nesse lado escolhido) e encaixar uma carta, sempre lembrando os
objetivos de construção da molécula. Se ele não tiver nesse momento nenhuma
carta que se encaixe no jogo deverá comprar outra carta e assim por diante até
que obtenha uma carta para fazer uma jogada (como em um jogo de dominó). Após
fazer a jogada ele escolhe uma carta dentre as que estão em sua mão e descarta
(joga fora no “lixo da mesa”). O jogador que fará a jogada em seguinte deve
escolher se compra uma carta no bolo da mesa ou no lixo da mesa (como em um
jogo de baralho) e seguir a mesma sequência:
ü 1º -
Compra uma carta (do bolo ou do lixo);
ü 2º -
Faz a sua jogada;
ü 3º
- Joga uma carta fora (indicando que é a vez do outro grupo de jogar).
Os
alunos que pertencem ao grupo A (A1 e A2) sempre irão completar as moléculas do
mesmo lado, cooperando para o cumprimento das tarefas, porém, sem comunicação
direta entre si. O mesmo acontece com o grupo B.
o
O jogo termina quando:
ü Um
dos grupos bater o jogo: conseguir encaixar todas as cartas que tem em sua mão
no jogo, mesmo que não tenha fechado a molécula;
ü Acabarem as cartas da mesa ou ninguém conseguir encaixar as cartas que tem no jogo.
Porém,
um grupo só pode terminar o jogo depois de cumprir as quatro tarefas descritas
no item 3.1.
o
A pontuação do jogo
dar-se-á através da soma dos pontos obtidos, contados na cartela de pontuação.
Batida
do jogo vale mais 5 pontos.
Cumprimento
de todas as tarefas = 5 pontos (quando um dos grupos termina o jogo,
provavelmente o outro ainda não fechou todas as tarefas que deveriam ser cumpridas).
Quem
tiver montado a maior cadeia principal ganha mais dez pontos.
O
objetivo do jogo em checar o vencedor através da soma de pontos é levar o aluno
a identificar cada tipo de carbono e ligação que ele fez na própria molécula,
fazendo correlação dos valores dos pontos com a valência das ligações e com a
quantidade de carbonos ligados a cada outro carbono.
Para reforçar o mural de química na sala de aula, deixo como sugestão os cartazes abaixo. A foto do PDF não fica com boa resolução, mas se você imprimir o PDF disponível no nosso grupo do Facebook ficará com a nitidez normal. Basta imprimir e colar as folhas formando o cartaz, cada cartaz tem 4 folhas dispostas 2 em cima e 2 embaixo.
Cartaz 1. Classificação de Cadeias Carbônicas
Cartaz 2. Postulados de Kekulé
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