Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

domingo, 29 de abril de 2012

caixa de coração para o dia das mães

Presente para o Dia das Mães : cx presenteável = porta-joia em forma de coração


Também serve como sugestão para enfeite e lembrancinha de festa de casamento






Como se faz uma cx em forma de coração????....Quer aprender???.....então vamos ao material...

Material:

* Papelão fino (cx. de bombom, cx. de cereal, capa de caderno....);
* Papelão grosso (cx. de sapato, cx. de eletrodoméstico....);
* Cola branca e cola de isopôr (ou só cola de isopôr);
* Fitilho, Papel Seda, Papel Oficio;
* Lápis, Régua, Tesoura, Estilete.



PASSO 1:

* Faça o molde do coração dobrando uma folha ao meio e riscando metade do desenho de coração para garantir que seu molde fique exatamente simétrico. Depois risque 2X o molde no papelão grosso- um vai ser a tampa e o outro vai ser a cx (para a cx faça um risco por dentro seguindo o contorno do desenho de modo que vc diminua um pouco o formato, pois a cx precisa menor do que a tampa para encaixar).




PASSO 2:

Recorte no papel ofício tiras da largura de um polegar, dobre as tiras ao meio e depois recorte em forma franjas a metade da tira no sentido do comprimento. Passe cola somente nas franjas e aplique nos moldes de papelão, percorrendo todo o contorno.





PASSO 3:

* Risque com o auxílio da régua tiras de 1,5 cm de largura para a lateral da tampa e 5,0 cm de largura para a lateral da cx no papelão fino. Recorte as tiras e cole nas laterais da cx e tampa aplicando sobre a franja da papel ofício que colou na etapa anterior.



PASSO 4:

* Vamos encapar a cx com papel seda que é muito fino e para que não haja marcas nem sombras vamos forrar a cx toda com papel ofício primeiro. Para forrar o fundo da tampa e da cx basta colar papel ofício e depois cortar rente ao contorno. Para forrar as laterais precisamos de 2 procedimentos: 1. Na lateral da cx corte tiras de papel ofício em medida mais larga do que a lateral da cx para que vc possa dobrar o excesso para dentro da cx, isso vai fzr o acabamento do trabalho. 2. Na lateral da tampa vc deve cortar as tiras de papel ofício em largura um pouco maior do que o dobro da largura da tampa, pois como a tampa é estreita, na hora que você virar o excesso para dentro já vai está forrando a lateral interna junto.



PASSO 5:
* Para encapar a cx com papel seda amasse bem a folha formando uma bolinha (aproveite para descarregar a raiva no papel....rsrsrsrs....). Depois abra o papel, mas não o estique para não perder as ruguinhas formadas. Passe cola de isopôr (só pode usar cola de isopôr pq o papel seda é muito fino e rasga com a cola branca, pois ela é a base de água e acaba por molhar o papel) e espalhe com o auxílio de um pedaço de papel (isso vai evitar manchas por excesso de cola no papel seda) e aplique o papel na cx. sem esticar. Recorte em volta do contorno da cx deixando uma aba de papel seda que deve ser dobrada para dentro fazendo o acabamento da cx.



* Para encapar as laterias recorte as tiras no papel sem amassar. Para a lateral da cx. recorte uma tira um pouco mais larga do que a lataral da cx. e para a lateral da tampa recorte uma tira um pouco maior do que o dobro da lateral da tampa (exatamente como no procedimento para forrar a cx. toda com o papel ofício no PASSO 4). Depois amasse o papel como no início dese PASSO 5 e aplique nas laterais espalhando a cola com o auxílio de um pedaço de papel. 



PASSO 6:

* Você pode forrar a cx. com papel de presente, cartolina ou papel oficio pintado. Eu gosto muito do papel ofício pintado com giz de cera (o passo a passo desse papel está na postagem aqui do blog: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-06T17:40:00-07:00&max-results=7&start=2&by-date=false). Desenhe, com o lápis, o contorno da tampa na folha de ofício, recorte e cole com cola de isopôr no fundo da tampa. Na tampa não precisa forrar lateral interna, pois já fizemos quando encapamos por fora dobrando o excesso para dentro.



* Para forrar a cx. faremos o procedimento da tampa para o fundo e cortaremos no papel ofício tiras com pelo menos 0,5 cm a menos do que a largura da cx., pois a largura por dentro sempre é menor do que a que ficou do lado externo.



PASSO 7:

* Vamos enfeitar com Quilling? Quilling é um técnica que forma desenhos através de círculos feitos com tirinhas de papel colorido. Eu gosto muito de fzr o Quilling com fitilho (1º pq ele já vem cortado em tirinhas, 2º pq ele é brilhoso e 3º pq ele enrola com muita facilidade).
* Coloque a palavra quilling no google imagens e vc vai achar cada coisa mais linda do que a outra....é super fácil de fazer e vira vício.....
* Vamos precisar de fitilho de 3 cores (eu escolhi vermelho, branco e verde escuro...fica a seu critério), pode ser fino ou mais largo (para fzr as pétalas das flores eu dou preferência ao fitilho mais largo pois enrola uma vez só e depois só separo o fitilho em 4 partes e já tenho 4 pétalas de uma vez só ;-D ).


* Observe que a graça do quilling está em fzr uma voltinha menor dentro do círculo maior, para isso vc precisa enrolar várias vezes da metade do pedaço de fita para a ponta e depois enrolar a outra metade uma vez só.




* Depois de enrolar, passe a cola de isopôr e aperte em uma das pontas para dar a forma de pétala. São 6 pétalas para formar uma flor.



* Para fazer o miolo é só proceder do mesmo jeito, porém não se deve apertar em nenhuma ponta, pois ele é um círculo. Para fazer as folhinhas, na hora de colar aperte nas duas pontas e para fazer o cabinho da flor primeiro enrole da metade para a ponta em uma direção e depois da outra metade para a outra ponta na direção contrária.



* Para finalizar vamos passar o fitilho na volta da cx. e tampa e depois aplicar o quilling...fica a seu critério escolher...uma flor com cabinho ou 2 flores com folhinha.....



Afffffffffff...................depois disso tudo....rsrsrs....agora é só aplicar com cola de isopôr ou cola quente na caixa......



Agora é usar a sua imaginação e criar...vc pode fazer cx. em qualquer formato.....os passos são exatamente os mesmos para qualquer tipo de forma!!!!!








Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.