JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

Projeto Acelera

IDEIAS PARA AJUDAR A TRABALHAR O PROJETO "ACELERA BRASIL" E "SE LIGA"

Na Prefeitura Do Rio de Janeiro existem turmas que visam sanar a defasagem idade-série de muitos de nossos alunos. Antigamente essas turmas eram chamadas de Progressão...hj são chamadas de "Se Liga" e "Acelera", pois são Projetos do Instituto Ayrton Senna.
Essa página serve para trocar ideias e dar sugestões de atividades complementares ao projeto.

NOVOS CARTAZES PARA A SALA DE AULA NA REALFABETIZAÇÃO


CARTAZ DOS NÚMEROS POR ORGANIZAÇÃO DECIMAL:






 Folha para fazer matriz de lembrete dos números para os alunos colarem no caderno.

O ARQUIVO COMPLETO VC ENCONTRA NA POSTAGEM: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2013_02_10_archive.html



CARTAZ DAS PRINCIPAIS FAMÍLIAS SILÁBICAS EM LETRA CURSIVA E DIFERENCIAÇÃO DE ALFABETO CURSIVO E DE MÁQUINA:







TRANSFORMANDO OS ALFABETÁRIOS EM JOGOS DE BARALHO:



OS ARQUIVOS COMPLETOS E O PASSO A PASSO DESSES JOGOS VC ENCONTRA NA  POSTAGEM: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2012/10/transformando-o-jogo-de-baralho-em.html


IDENTIDADE

A 1ª Atividade do Livro 1 é sobre a identidade e pensando numa ideia legal de trabalhar a identidade de cada aluno como membro único da turma...como parte do grupo...confeccionei a árvore da turma para ficar exposta no mural durante o ano todo...
* O passo a passo da árvore está postado na página de meio ambiente do blog: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/p/meio-ambiente.html
* Depois de fzr a copa da árvore com garrafa PET...usamos uma garrafa por aluno....fiz o tronco com mosaico de fotos que eu tirei dos alunos no meu celular. Eles adoraram essa atividade que traz um efeito muito bonito para a sala.

* Como tivemos uma fase de remanejamento de muitos alunos....muitosss alunos saíram e alguns estão chegando.....deixei essa parte em marron para ficar sem terminar mesmo...a ideia é ter espaço para as novas fotos que vã entrar sem tirar as dos que já fizeram parte da turma :-(

* Achei 2 ideias interessantes na revista "Ciranda da Inclusão - A Revista do Educador da editora Ciranda Cultural" que podem servir de inspiração para trabalhar identidade:


* Outra ideia que trabalhei hj e gostei muito do resultado foi trabalhar a história do grão de areia que queria conhecer o mundo.

Depois de recitar o cordel pedi que cada um, como o Grãozinho de Areia, desenhasse o seu sonho e depois cada um apresentou o seu sonho. Colocamos os trabalhos no mural da turma. Com certeza tem esse livro na sua escola, pois ele faz parte daquele projeto Literatura em Casa.

CAIXA DE JOGOS ou CANTINHO DOS JOGOS

No projeto recebemos uma cx de livros de literatura infantil para o cantinho da leitura deles e pq não fzr tbm um cantinho dos jogos (matemáticos...rsrs...)?! ;-)

* Visite a página de jogos do blog
todo o passo a passo dos jogos está lá....além de um monte de ideias já prontas para imprimir ...é só clicar nas fotos, copiar, colar no word, ampliar para o tamanho que vc quer e imprimir!!!!!    

* Adoro fzr tudo bonitinho!!!!! As caixinhas que guardam as peças de cada joguinho de forma super organizada são facílimas de fzr....rsrsrsrs..... Já vem prontas....srrsrsrs.....são caixas de remédio, sabonte, fósforo (palito longo) e filtro de café encapadas. ;-)

* Fora essas tbm podemos utilizar aquelas latinhas que nós já adoramos e reaproveitamos sempre....peças certas de se encontrar em sala de aula....rsrsrs....



 * COMO FAZER A CAIXA PARA GUARDAR SEUS JOGOS??????
confira o passo a passo aqui.....      

ORIENTAÇÃO ESPACIAL

A sala é um ambiente alfabetizador? Então vamos fazê-la em todas as áreas de interesse....preparei um cantinho geográfico....minha sala é cheia de cantinhos...até a janela virou cantinho (pq eles adoram espiar o mundo do lado de fora do CIEP).


* Imprimi na internet um mapa mundi, um mapa do Brasil, um mapa do Estado do Rio de Janeiro, um mapa da cidade do Rio de Janeiro e no google mapas a foto aérea do bairro onde está localizado o CIEP. A ideia é de fzr uma relação entre as escalas dos mapas e o espaço onde nós vivemos com todas as suas divisões. Abaixo do cartaz coloquei um globo terrestre para dar a visão tridimensional do planeta.  No dia do jogo do Brasil com a Bósnia (na terça, dia 28/02) um dos meus alunos me perguntou contra quem o Brasil iria jogar (pq eles queriam que eu ligasse a Tv da sala na hora do jogo) e eu disse que seria contra a Bósnia e os desafiei em tom de brincadeira a achar a Bósnia no globo terrestre e eles levaram a sério...acharam a Bósnia no globo e no atlas que fica ao lado do globo...rssrrs....
* Tudo o q a gente coloca pelas paredes da sala pode não surtir resultado na hora, mas com o tempo o aluno se familiariza de tal forma que aprende sem nem perceber!

RACIOCÍNIO LÓGICO

Uma ideia para estimular o raciocínio lógico é o jogo do sudoku....só que agora em forma de cartaz...

*Confira o passo a passo na postagem

 
   * Tentaram , mas ainda não acertaram o desafio da semana....rsrsrsrs......(mas foi a sensação!!!!)

* Percebam que no momento livre (após a realização de todo o exercício) cada um pode escolher para onde ir. As 2 alunas lá no fundo da sala estão olhando o cartaz de aniversariantes do ano, em breve ele vai virar um gráfico de barras.....
Na prefeitura do RJ, nós professores, ganhamos 1 dia de planejamento semanal...nesse dia o nosso horário em sala é feito pelo P1 de artes, educ. física e inglês......porém, infelizmente nós sabemos que não há P1 suficiente para suprir a lacuna de todos os tempos de 1 dia de aula....com isso, nós acabamos ficando com a turma em tempos soltos, espaçados....minha sugestão é que nesses tempos soltos, onde não devemos trabalhar conteúdo (até pq o tempo entre uma aula extra e outra é curto) podemos trabalhar o raciocínio lógico e estimular o cérebro a investigar....nesses tempos soltos deixo meus alunos à vontade para decidir o que querem fzr....eles podem ir p cx e leitura, cx de revista, jogos matemáticos, sudoku ou janela (minha sala fica de frente para uma avenida muito movimentada e no início tudo o q eles queriam era ficar na janela....só janela...e eu deixei pq sabia q uma hora deixaria de ser novidade e eles começariam a explorar os outros cantos da sala sem se sentirem obrigados a isso...e foi o q aconteceu...felizmente...rsrsrsrs.....hj eles ainda vão para a janela, mas acompanhados de um livro ou uma revista e o legal é essa evolução toda se deu muito rápido, pois ainda estamos no 1º bimestre letivo) ....com liberdade para andar pela sala e experimentar mais do que uma atividade sozinho ou acompanhado...eu fico apenas observando e mantendo a organização! ;-)


A Ilha dos Sentimentos

As turmas de Acelera estão muito misturadas com alunos que ainda não completaram o processo de alfabetização e por causa disso é legal tornar a sala um "ambiente alfabetizador" (cá p nós...escutamos isso o tempo todo...afff.....como se não soubéssemos ou não o fizéssemos...). Alguns dos meus alunos tem problema em distinguir a cor...não só ler, mas saber qual é o nome e relacionar...pensando em sanar isso tive a ideia de trabalhar o texto: A Ilha dos Sentimentos.... que vc encontra no site http://mariazita-historiasdeencantar.blogspot.com.br/2010/05/ilha-dos-sentimentos.html

é um texto muito simples.....bonitinho e romântico que vc pode até se transformar em peça teatral (meus alunos estão numa idade onde o romantismo, do jeito deles, está em alta).

Aproveitei o texto (contado com história) para trabalhar depois uma pequena canção como poesia dentro do tema e depois apresentei o cartaz das cores para ficar na sala, justificando sua presença como parte da atividade das cores e não como uma observação minha da dificuldade de alguns alunos em relacionar cores e nomes.


DICA: Vc pode ainda...acrescentar mais nessa aula montando com eles o alfabeto dos sentimentos....só que não encontrei nada com K,W,Y....entre todos os sites que busquei, esse foi o alfabeto que mais gostei...

A ideia é que eles criem o alfabeto dos sentimentos, mas temos que ter um para consulta.....para aquelas letras que ninguém vai lembrar de nenhuma palavra...rs.....

LENDO AS HORAS NO RELÓGIO

Na lição 10 falamos sobre as horas no relógio analógico. Uma sugestão é confecionar o relógio bem grande com todos os 60 pontos de minuto e colocando em um cartaz podemos colocar como material de apoio ao lado as páginas 50, 51 e 52 do caderno de apoio pedagógico do 1º bimestre ano 3.

* São 2 setas em volta do relógio porque eu expliquei para eles que o relógio faz 2 voltas completas para marcar todas as 24 horas de 1 dia inteiro......
* Fiz o relógio no "olhômetro" (deve ser por isso que ficou meio torto...rsrs...)... colei contact por cima e só depois apliquei os ponteiros com durex por trás...como a superfície do relógio é lisa e plástica, porcausa do contact, os ponteiros podem ser colados e descolados várias vezes podendo demonstrar vários horários diferentes.
* Deixei o cartaz na janela como material de apoio e eles gostaram tanto dessa aula que foram sozinhos resolver os problemas propostos no cartaz.


COLHER DE CHÁ:
Para quem tem mais dificuldade em desenhar ou ampliar aqui vai uma sugestão quase pronta.....



* É muito importante que no relógio apareçam os minutos e que vc demonstre que entre um número e outro que marca as horas passam-se 5 min, totalizando 60 minutos ao final de uma volta completa no relógio, ou seja, ao final de 1 hora.


ÍCONES DO PROJETO ACELERA PARA IMPRIMIR






TURMA DO SENINHA PARA IMPRIMIR












Mural de MATERIAL RECICLADO

   * A ideia original da árvore de PET é da Professora Josiane Angélica - E. M. Antônio Tupinambá - Itaguaí - RJ. Prêmio funcionário de excelência - 2009.

Quer enfeitar sua sala sem gastar aquele material do almoxarifado, apenas utilizando material reciclado ou reutilizado e ainda conseguir um trabalho bonito?
Então vamos começar pelo papel reciclado (visite a oficina de papel reciclado do blog) e depois pela garrafa PET ... não vai sobrar nenhum pedacinho...e vc ainda aproveita para fzr terapia em grupo!!!! ........rsrsrsrsrs............
O papel reciclado vc já sabe como faz e depois de pronto é só criar, desenhe o que quiser, não precisa pintar pq ele já vem colorido! No caso desse mural, com os bichinhos do jardim fica muito mais fácil já que são desenhos com poucos riscos. Quem quiser o molde dos desenhos é só enviar email (lis_quim@yahoo.com.br).






Agora vamos para a árvore!!!!!!

Essa árvore teve sua copa feita no formato quadrado, mas vc pode arrendondar e incluir flores para deixá-la mais alegre.

MATERIAL:

* 1 garrafa Pet por aluno, de preferência verde;
* Cola branca misturada com cola colorida verde ou cola branca misturada com tinta guache verde;
* Cada aluno deve ter 1 tesoura;
* Cola quente (para agilizar o trabalho, se não tiver pode ser dispensável).

MÃOS À OBRA:

·         Pegue a garrafa e corte em 3 pedaços: o fundo, o corpo e o gargalo. Use a linha de marcação existente na própria garrafa como parâmetro. Usaremos para a árvore o corpo e o fundo, guarde o gargalo para fzr um bilboquê.
·         Peça aos alunos que cortem o corpo da garrafa em pequeninos pedaços, primeiro em tiras finas e depois as tiras em quadradinhos (é uma verdadeira terapia em grupo). Guarde os pedacinhos.




·         Em uma folha grande de papel (pode ser feita colando as folhas de papel ofício usadas uma ao lado da outra ou com cartolina ou 40 Kg) desenhe a copa de uma árvore, cole os fundos das garrafas PET emborcados (com a abertura para baixo) com a cola quente dentro do desenho da copa de modo a contornar e preencher ao máximo possível esse desenho.


·         Depois que os fundos estiverem colados, com a ajuda de um pincel, passe a cola colorida diluída na cola branca ou a cola com tinta guache verde nos espaços que ficaram entre os fundos das garrafas e jogue por cima os “picadinhos” de garrafa PET. Isso dará efeito de vitral quando a luz refletir na sua árvore. Deixe secar de um dia para o outro e no dia seguinte levante a copa da árvore e sacuda para remover os quadradinhos de PET que não aderiram à cola.


·         Cole sua árvore no mural, completando com o tronco. Para o tronco temos 2 sugestões, porém vc pode criar a sua, mas não se esqueça de enviar p o blog......adoramos novas ideias!!!!!!!!!!

1 – Junte as pontas de lápis que os alunos fazem na sala em uma vasilhinha durante uma semana e depois aplique no tronco;

2 – Tire fotos do seus alunos e monte o tronco com um mosaico feito com as fotos deles. Eu tirei as fotos com o meu celular, passei para o word e imprimi em papel A4. É ótimo para trabalhar identidade e integração de cada aluno como sendo parte do mesmo grupo. Nesse caso, convém passar contact no tronco para que seu mural dure até o final do ano com o mesmo brilho do início, pois, as fotos impressas em papel ofício costumam desbotar rápido.
* Para terminar faça flores com rolinhos de canudos de jornal e pinte com guache por cima ou use pedaços de PET de garrafas transparentes e molde nos formatos desejados, como borboletas, abelhas e flores....use sementes, filtros de café usados para cobrir o chão.....abuse da criatividade!!!!!!!!!!!



Que tal fzr essa árvore com os pequeninos do jardim para comemorar o dia da árvore e encher de flores para saudar a primavera????
* Usando a ideia original da árvore pegue os pedacinhos de PET previamente recortados por vc ou se tiver feito a árvore com outra turma utilize os pedaços q sobraram e peça aos seus aluninhos que façam o tronco e contornem a copa. Eu dividi a turminha em 2 grupos: o 1º grupo recortou pedaços de papel marrom para cobrir a árvore e o 2º grupo fez bolinha de papel crepom para contornar a copa depois eu passei cola com o pincel e eles jogaram sobre a copa os pedacinhos de PET.

    

* Eu juro que não colei nenhum pedacinho de papel nessa árvore.......só passei a cola e eles fizeram o resto sozinhos.....turminha de 4 anos........observe o contorno da copa da árvore...que capricho!!!!!!!!


CARTAZ COM O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS MATERIAIS NA NATUREZA


* Retirado do suplemento da revista "Guia Prático Para Professores do Ensino Fundamental I" 

 

* Imprima as 6 partes e una formando o cartaz..passe contact para q ele dure vários anos!!!!! ;-)

Sugestão para trabalhar meio ambiente através de paisagens naturais e quadrinho sobre desmatamento da Turma da Mônica....

* Sugestão repassada pela Professora Carla Terezinha Tine....obrigada Tia Carla!!!!!