JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

domingo, 9 de junho de 2013

CARTAZ DOS NÚMEROS COM O QUADRO VALOR DE LUGAR

 

1º Momento da aula: 

A ideia é usar cartaz como recurso da aula sobre números. Com o cartaz é possível explorar a ordem decimal, escrita por extenso, Quadro Valor de Lugar com a posição do valor absoluto e valor relativo de cada número e como ocorre a formação e nomeação de cada número.
A "família" do 10 ( do 10 até 19) possui nomenclatura própria e por isso tem destaque no cartaz.
Depois disso, explicar que cada dezena vai formar uma "família" com as unidades principais (que são formados pelos algarismos que não se repetem - números de 0 até 9). Assim, a família do 20 (vinte) recebe o nome do 20 que é representado pelo número 2 na frente (2 porque é a segunda dezena) mais o nome da unidade que o completa.
Exemplo:
número 21 recebe o nome da dezena vinte + um, onde eu substituo o mais pela conjunção   e  resultando no nome:
21 = vinte e um
* É sempre bom lembrar de explicar que o algarismo zero aparece na formação da dezena porque a dezena é um agrupamento e quando eu formo um conjunto de dez (uma dezena) não sobra nenhuma unidade solta, por isso, a dezena é representada com o número zero na casa da unidade: 10, 20, 30, 40 , 50, 60, 70, 80, 90 e 100.

 
* Quando passarmos para a centena o processo é o mesmo. Lembrar de explicar que cada uma centena é formada por um grupo de cem unidades e que por isso as casas da dezena e da unidade são preenchidas pelo algarismo zero, pois não tem nenhuma unidade ou dezena soltas: 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800 e 900.

Na hora de escrever o nome do número devemos escrever o nome da centena + o nome da dezena + o nome da unidade simples.

Exemplo:

259 = duzentos + cinquenta + nove = duzentos e cinquenta e nove

A ideia do cartaz é fzr com que o aluno consiga ler e escrever o nome do número a partir do entendimento do agrupamento, por isso não há a escrita de todos os números como no cartaz da postagem anterior.

2º Momento da aula:

Ilustrar a ideia que foi explicada anteriormente com a continuação do cartaz, agora organizada no Quadro Valor de Lugar (QVL).


 
 

       

E por fim, deixar tudo colado na parede como material de apoio para que a turma possa ter contato diário facilitando a assimilação e apropriação desse conteúdo.


Para fechar a aula nada melhor do que entregar para os alunos uma pequena cópia do cartaz com tudo o que foi abordado para que ele tenha acesso ao conteúdo aprendido também em casa.


Visite nossa página de produtos personalizados e exclusivos
https://www.facebook.com/pg/artedaroberta/photos/?tab=albums