Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2016

Mapa mundi para imprimir em 30 páginas

A ideia desse mapa não é dar aula de geografia, já que essa não é a minha área.

Eu só quero aumentar  as opções de conhecimento para os alunos de um jeito mais informal.


Peguei uma mapa atualizado, na internet, joguei em um aplicativo que divide em quadrados e imprimi. O problema é que o programa, por melhor que seja, estica a foto, fazendo-a ficar desfocada. Então, para corrigir esse problema, o mapa foi coberto em cada linha (agradecimentos ao Miguel Santos), colado e montado. Depois que colei percebi que faltavam algumas informações, por isso, passei o mapa todo a limpo, dividindo em 30 folhas de A4. Pintei com giz de cera para ficar com cores suaves. Escaniei e estou disponibilizando o mapa para todos os colegas professores que quiserem montar o mapa em sua escola também.


A proposta do mapa é torná-lo interativo. O mapa faz parte de um mural maior, de onde fazem parte ainda o mapa do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Itaguaí. O objetivo é que os alunos melhorem sua percepção espacial e cartográfica. Conheçam melhor os países que ajudam a formar a casa de todos nós: O planeta Terra. 

O mapa foi plastificado com contact transparente. Cada país foi completado com o nome da sua sigla de 3 letras. Ao lado do mapa foi colocada uma lista com os nomes dos países com suas respectivas capitais e siglas, dividos por continentes. As bandeiras dos países foram impressas em folhas de etiquetas (tipo pimaco) para serem colocadas sobre os países. Como o mapa está plastificado, eles podem colar e descolar as bandeiras conforme forem encontrando a correlação correta.

Ao lado do mapa mundi coloquei dados sobre curiosidades do planeta Terra, intitulados "O mundo em números" e "Você conhece a sua casa, o Planeta Terra?".

O mapa foi completado à mão, por isso, algumas ilhas estão fora de escala e peço desculpas aos geógrafos, caso esteja faltando algum país. O bom é que por ter sido completado à mão fica mais fácil corrigir (à mão) qualquer problema :-D


Todo o material em PDF está disponível no grupo do bisbilhotarte no face, é só entrar e baixar. Material pronto para imprimir :-D





















































Todo o material em PDF está disponível no grupo do bisbilhotarte no face, é só entrar e baixar. Material pronto para imprimir :-D

https://www.facebook.com/groups/798703536846234/


Versão em fundo branco para quem quiser colorir com os alunos





































Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.