Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) https://www.instagram.com/bisbilhotarte (com o compartilhamento dos PDFs). Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Batalha das Funções no Plano Cartesiano: Um jogo para exercitar funções.


Essa malha quadriculada pode ser utilizada de duas formas:

* Jogo da Batalha Naval para exercitar funções;
* Plano Cartesiano para desenhar funções em lugares onde o quadro branco não é quadriculado.


A ideia é plastificar antes de usar. Passe um contact transparente por cima.
Depois de plastificado, você poderá desenhar gráficos com a caneta de quadro e apagar esfregando com papel higiênico (não precisa passar álcool).


A malha não está numerada pq o professor poderá utilizar a escala que melhor se adequar à função que estiver trabalhando. Se a função tiver pares de baixos valores, o professor poderá utilizar o quadrado maior (tracejado marrom) como correspondente a 1 unidade. Se a função contiver pares de valores muito altos, o professor poderá utilizar  como unidade os quadrados menores (tracejado verde), escolhendo se fará a cada 1 quadrado (1cm) ou de 2 em 2, 3 em 3, 4 em 4 quadrados. A escala ficará a critério de quem estiver utilizando o plano cartesiano.


* Infelizmente ao salvar em PDF, os quadrados de dentro ficaram fora dos limites dos quadrados maiores, mas em Word o arquivo está nas dimensões perfeitas. 




Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.


Para utilizar o Plano Cartesiano como Batalha Naval é muito fácil!!!!! (Eu recomendo trabalhar com funções que resultem em pares de baixo valor para que se utilize como unidade o quadrado maior (5cm). Cada quadrante do gráfico possui 100 quadrados marrons, pois são 10x10. Imagina cobrir isso tudo só para uma brincadeira???? A ideia de tantas marcações é p usar o Plano Cartesiano para desenhar gráficos em aula. Para o jogo, utilize poucos quadrados, não há a necessidade de cobrir o plano todo, somente a parte onde estão os pontos que vc pretende esconder). 

* Escolha a função a ser utilizada no exercício;
* Desenhe a função no gráfico e cubra a região com aqueles papéis de escritório (coloridos) auto adesivos que se usa para deixar lembretes ou recados, escondendo cada quadrado. A malha inteira possui muitos quadrados, minha sugestão é que vc opte por uma função que faça um desenho interessante no gráfico com pontos variando de 1 a 6 no positivo e negativo para X e Y, pois assim, não precisará cobrir a malha toda.



* Divida a turma em grupos e diga qual é a função que está escondida (o professor pode trabalhar com várias funções no mesmo plano cartesiano, desenhe cada ponto com cores diferentes e distribua uma função para cada grupo);
* Dê aos grupos uns 20 min p resolver a função dada e achar, pelo menos, 5 pares (x,y);
* Comece a brincadeira: cada grupo na sua vez escolhe um par (x,y) e o professor retira o papel da frente do quadrante, revelando se eles acertaram o ponto da função ou não.
* O bom de fzr uma função para cada grupo é que o grupo que chutar pares (x,y) pode acabar abrindo o ponto da função de outro grupo e dando o ponto a eles automaticamente;
* Ganha o grupo que abrir o seu gráfico todo primeiro ou o que encontrar mais pontos;

* O professor pode não desenhar o gráfico, apenas marcar os pontos dentro uma determinada faixa (que deve ser dita aos grupos) afim de evitar que eles encontrem o seu gráfico todo, após achar o primeiro ponto, seguindo a lógica da sequência do desenho formado.

Objetivos do jogo:

1. Desenvolver o domínio do uso do plano cartesiano;
2. Exercitar diversos tipos de funções matemáticas, correlacionando valores de Y em função de qualquer valor dado a X, entendendo que o nome "função" vem exatamente dessa ideia de estar em função de outro, ou seja, de encontrar um valor dependente;
3. Trabalhar ordem, escala, organização e tabela;
4. Exercitar conceitos relativos ao Plano Cartesiano como: divisão em quadrantes, números positivos e negativos, divisão decimal de um número inteiro, eixo das ordenadas e eixo da abscissas, pontos do gráfico como pares (x,y).


Como sugestão para pontuação extra, o professor pode pedir que os grupos apresentem características específicas da sua função.

Exemplo:

* Pedir que cada grupo, após descobertos os pares da sua função, definam que tipo de função é;
* No caso de funções quadráticas, dizer onde estão vértice e raízes;
* Dizer se é crescente ou decrescente;








Essa última página deve ser recortada em 4 tiras, de tamanho igual, coladas uma ao lado da outra formando o título: Plano Cartesiano (X,Y) com o desenho ao lado.














sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Calendário SEEDUC 2015 (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro)


Cartaz de calendário/agenda para colocar em mural da sala e organizar as turmas, lembrando das datas de avaliação, feriado e eventos da SEEDUC.


* O cartaz contém 30 folhas para montar 1 calendário (3 folhas para cada mês, começando de março). Minha sugestão é que se peça ajuda aos alunos (tempo vago) e cada grupo por sala (pode ser em qq turno, basta 1 só) irá montar o seu calendário/agenda.

* O calendário tem espaço, em cada data, para marcação de atividade por cada tempo de aula dos 3 turnos.

* A ideia é ajudar alunos e professores a se organizarem quanto à datas de provas, saerjinho, recuperação, trabalho, etc... Sem que os alunos venham com a mesma retórica de sempre: "esqueci que era hj!"


O calendário em Word (podendo sofrer modificações de acordo com a necessidade de cada um) encontra-se pronto para download no grupo do bisbilhotarte no face:

https://www.facebook.com/groups/798703536846234/


Na hora de imprimir, dê preferência a reutilizar folhas de papel A4.