Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

A viagem de Noca: um jogo para conhecer as funções do solo

O tema pode ser introduzido através da coleção Mulungu – Agroecologia para Gente que Cresce, EMBRAPA.

Confecção do Jogo: constituído por um tabuleiro de casas com diferentes saídas: desertificação, erosão, solo-contaminado e Vila Ambiente Feliz. Tendo como base a definição das Funções do Solo atribuídas pela FAO, em 2015.




As cartas, retiradas aleatoriamente, trazem materiais e ações para a construção da Vila e que podem causar prejuízo ou benefício ao solo.

De acordo com o somatório das ações e materiais escolhidos, os jogadores podem obter cartas-resultado que definem quantas casas e em que direção andar. 







Sugestão para bibliografia de apoio:

Você já conhece o projeto da EMBRAPA: 
"Agroecologia para Gente que Cresce"?

Para quem ainda não conhece, deixo aqui o link do projeto, onde você poderá baixar gratuitamente os livros em PDF. 

https://www.embrapa.br/agrobiologia/busca-de-projetos/-/projeto/204803/agroecologia-para-gente-que-cresce-ii-uma-viagem-pelo-mundo-sustentavel




O objetivo do projeto é ensinar para crianças e jovens, desde cedo, a importância de uma agricultura que valorize o uso de princípios e práticas sustentáveis na produção de alimentos, sem a utilização de insumos químicos. 

Para quem quiser aproveitar a visita ao site da EMBRAPA e adquirir mais conhecimento sobre como montar uma horta escolar, deixo aqui o link para baixar o PDF gratuito: cultivo de hortaliças


https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/749966/o-cultivo-de-hortalicas

# Horta escolar
# Ciência do solo
# Projetos de ciências
# EMBRAPA para o Ensino Fundamental


Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.