Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Trilha dos Múltiplos - MMC

A Trilha dos Múltiplos foi criada em 2012, atendendo a pedido especial da 9ª CRE - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, como material complementar para os professores do 6º ano experimental do Programa Ginásio Carioca. Apresentado no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 2014, Portugal. Disponível na página de jogos desde 2015 (https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/jogos.html). Remodelado, corrigido e finalizado em 2018.

Faça bom uso do material! Não compartilhe sem citar a fonte e autoria.


Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.


JOGO MATEMÁTICO: Conjunto dos Múltiplos: sequência aditiva infinita




O objetivo desse jogo é trabalhar o conjunto dos múltiplos de um número e identificar o MMC entre dois ou mais conjuntos de múltiplos. Perceber que o conjunto dos múltiplos começa sempre em zero, com uma sequência aditiva repetitiva infinita, sendo o MMC o menor múltiplo comum não nulo.

O Jogo é  um tabuleiro de trilha, onde existem 3 caminhos: M(2), M(3) e M(5), que se cruzam em alguns pontos. Seu desenvolvimento é dependente das cartas que são retiradas aleatoriamente em conjunto com as regras que visam fixar todos os conceitos sobre o tema dos conjuntos dos múltiplos de um número. O nível do jogo é médio, indicado para turmas de 5º ano em diante. As cartas de perguntas são sugestões do blog e podem ser substituídas por cartas feitas pelo próprio professor de acordo com o seu julgamento a respeito do nível de desenvolvimento da sua turma. Bom jogo!!! 😊
  • Constituído por 1 tabuleiro, 3 peças de marcação (que podem ser feitas em papelão ou tampinhas plásticas), 16 cartas de benefícios (PULO e JOGADA DUPLA), 3 cartas azuis para sorteio da ordem do jogo, 3 dados, 48 cartas de perguntas em nível aleatório (fácil e médio) e 16 cartas de perguntas em nível difícil.
  • Fazendo o MMC entre 2, 3 e 5, obtemos como resultado o número 30 e por esse motivo a trilha possui o 30 em destaque maior na metade do tabuleiro. Caberá ao professor decidir se chamará atenção para esse fato ou se deixará que os alunos percebam ao longo do jogo o motivo da casa 30 ter a maior marcação. 
  • Começa em zero e termina em 60, possuindo numeração nas casas representativas aos seus conjuntos de múltiplos. Esses valores foram escolhidos para dar destaque ao MMC posicionado no meio do tabuleiro. Assim, fica em evidência que o zero também é um múltiplo comum e que todos os múltiplos do MMC serão também múltiplos em comum aos 3 números estudados, sendo por esse motivo, o valor 60 como próximo ponto de encontro dos três grupos.
  •  Além do número 30 (MMC), a trilha possui mais 6 posições de encontro entre duas trilhas - MC, escolhidos de acordo com a melhor disposição gráfica do tabuleiro (15, 18, 20, 24, 40 e 45). Cabe ao professor, convidar os alunos a encontrarem outros valores que se repetem entre dois grupos, mas que não foram destacados no tabuleiro. 
  • Cada grupo possui um dado com valores diferentes para garantir igualdade de condições, pois o grupo anda a quantidade de casas que indicar o MMC entre o valor que sair no dado e o valor do seu grupo:       
    • dado coral M(2): 3, 4 e 8 - possibilidades de avançar 6, 8 ou 16 casas.
    • dado verde M(3): 2, 3 e 5 - possibilidades de avançar 6, 9 ou 15 casas.
    • dado amarelo M(5): 1, 2 e 3 - possibilidades de avançar 5, 10 ou 15 casas.  

Você vai precisar de:

  • Imprimir todo o arquivo PDF (as páginas referentes ao tabuleiro devem ser impressas em papel sulfite e os dados e as cartas do jogo devem ser impressos em cartolina);
  • Papelão para colar atrás das três fichas marcadoras ou 3 tampinhas plásticas pequenas (tampa de frasco de remédio);
  • Cola escolar;
  • Tesoura;
  • Plástico adesivo transparente para plastificar todo o jogo (opcional).














As duas páginas de regras e pontuações são uma extensão do tabuleiro e devem ser coladas na sua lateral. Isso facilitará ao professor e aos alunos que consultem as regras todas as vezes que estiverem com dúvida de como proceder.



Imprima as cartas de nível aleatório (com texto em preto) em uma cartolina colorida de tom claro e as cartas de nível difícil (com texto em roxo) em uma cartolina de cor branca OU como alternativa, imprima todas em cartolina branca e pinte com giz de cera atrás das cartas de texto roxo, pois as cartas ficam viradas de face para baixo e é necessário que haja uma diferenciação de cores no verso das cartas para não confundir os jogadores durante o jogo.




A resolução em foto não fica muito boa, mas o arquivo em PDF está disponível no nosso grupo do face =D
https://www.facebook.com/groups/798703536846234/