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terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Carteado Inorgânico


Carteado Inorgânico

Função do Jogo:
  • Facilitar o reconhecimento das substâncias inorgânicas: óxido, sal, ácido e base;
  • Fixar a nomenclatura das substâncias inorgânicas;
  • Organizar a formação das substâncias inorgânicas através do equilíbrio de cargas de acordo com o número de oxidação dos íons;
  • Perceber que o número de oxidação dos íons é resultado da quantidade de elétrons na última camada em relação à regra do octeto (não se esqueçam de sempre mencionar às excessões);
  • Favorecer a integração e a cooperação entre os alunos;
  • Estimular o raciocínio lógico.

Materiais:

O Carteado Inorgânico possui cento e vinte e oito cartas, contendo os principais íons distribuídos entre cátions e ânions monovalentes, bivalentes, trivalentes e tetravalentes. Impressas em cartolina, recortadas no tamanho da folha de ofício A4 e plastificadas com plástico adesivo transparente a fim de se tornarem mais duráveis.



Método:

O carteado inorgânico é um jogo de fixação que se baseia no jogo de baralho fazendo uma mistura entre as regras do jogo de sueca com o jogo de buraco.

Objetivo:

O objetivo do jogo é formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis, através da obtenção de diversos íons separadamente.

Regras:

O jogo se inicia com o professor dividindo a turma em grupos de três ou quatro alunos (de acordo com o quantitativo total de alunos da turma). Cada grupo receberá quinze cartas, aleatoriamente, e as cartas que restarem constituirão o bolo da mesa como em um jogo de buraco, já descrito anteriormente aqui no blog (veja página de jogos).
Antes de iniciar a partida o professor distribuirá quatro cartas verdes, viradas com a face para baixo, contendo os nomes das classificações das substâncias a serem trabalhadas para que os alunos sorteiem aleatoriamente a ordem das classificações inorgânicas que definirá a pontuação: a primeira carta de classificação retirada confere à classificação um ponto; a segunda classificação dois pontos; a terceira classificação três pontos e a quarta classificação quatro pontos (assim, em cada rodada valerá pontos diferentes montar sal, base, ácido ou óxido).




Depois da escolha de qual grupo começará a partida, o jogador deve iniciar “comprando” (retirando) uma carta de cima do bolo da mesa e formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis com as cartas que o seu grupo dispõe em mãos, sempre observando que as classificações possuem pontuações diferentes e sendo assim, deve ser dada preferência a formar as substâncias com maior pontuação. Após juntar os íons de acordo com a equivalência de cargas, o grupo deve baixar as moléculas formadas e dizer qual é a função e o respectivo nome. Para cada nomenclatura corretamente relacionada à molécula formada, o grupo ganha mais dois pontos.

Após cumprir a sua tarefa ou no caso de não ser possível formar substâncias inorgânicas com as cartas que o grupo tem em mãos, este deverá escolher uma carta para descartar no “lixo da mesa” (local ao lado do bolo da mesa onde todos os grupos descartarão uma carta com a face para cima ao final de cada jogada) e passar a vez para o próximo grupo que seguirá a mesma sequência com as jogadas em sentido horário



O primeiro grupo que encaixar todas as cartas “bate” (termina) o jogo e ganha mais três pontos. Após a batida, os grupos devem somar os seus pontos e verificar quem fez o maior valor, o qual será declarado vencedor.

O jogo possui cartas coringa em cor verde: molécula, composto, iônico e covalente. O grupo que tirar uma dessas cartas e souber jogá-la em cima de uma substância correspondente (que eles tenham formado previamente) dobram o valor dos pontos. 


Observações:

o  Durante a realização da atividade, o professor deve observar e orientar cada grupo quanto ao surgimento de ideias incoerentes com os conceitos químicos abordados que são erros recorrentes nas atividades de fixação e avaliação desses conteúdos, como:

ü  Formação de substâncias com mesma carga iônica;
ü  Formação de substâncias sem equivalências das cargas iônicas;
ü Formação de substâncias com equivalência de cargas iônicas, porém com vários constituintes diferentes;
ü  Formação de moléculas de água.


o   O jogo possui flexibilidade de conteúdo de acordo com o nível de aprendizagem já alcançado em cada turma. Ele pode ser trabalhado com a exigência de todas as regras ou apenas com a preocupação da formação das substâncias e identificação de suas respectivas classificações. Em turmas onde o conteúdo esteja mais avançado, o professor poderá abordar a nomenclatura, tendo a opção nos dois casos de escolher se utilizará todas as cartas do jogo ou somente aquelas com valências equivalentes ao que ele já trabalhou.








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2019 o ano da Tabela Periódica

Uma tabela para todos: Mural da Tabela Periódica ilustrada e em Braille

Vamos comemorar os 150 anos da Tabela Periódica? 😊 💖👏


Mais sugestões de tabela  em: http://bisbilhotarte.blogspot.com/p/quimica.html


Tabela Periódica em Braille - Mural Cooperativo 

Com marcação indicativa para Braille e ícones informativos

É uma tabela para se construir com muitas mãos. É bastante trabalhosa e o objetivo é familiarizar os alunos com a escrita Braille ao mesmo tempo em que aprendem um pouco sobre a organização da Tabela Periódica através de uma atividade cooperativa e artística, produzindo um mural acessível para todos os alunos. A sugestão é que se envolva toda a escola na construção da tabela, cada aluno pode fazer um elemento (o trabalho de relevo de cada carta).

As marcações do Braille podem ser cobertas com tinta em relevo branca (por isso não colori o fundo das cartas), essa tinta seca rápido e tem um bico fino, possibilitando fazer uma gota muito pequena e que não escorre durante a aplicação. Os ícones (folha - presença em seres vivos, montanha/lago - presença como mineral e nuvem - presença na atmosfera) podem ser feitas com agulha, pontilhando os contornos com furos ou ainda com cola de silicone fazendo um contorno em relevo transparente (tem que ser uma cola de silicone mais viscosa e aplicar com bico fino). O estado  físico à temperatura de 25ºC pode ser feito com colagem de miçangas ou contorno de cola de silicone. 






























































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Bibliografia: https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/bibliografia-das-tabelas-periodicas-do.html