Função do Jogo:
- Facilitar o reconhecimento das substâncias inorgânicas: óxido, sal, ácido e base;
- Fixar a nomenclatura das substâncias inorgânicas;
- Organizar a formação das substâncias inorgânicas através do equilíbrio de cargas de acordo com o número de
oxidação dos íons;
- Perceber que o número de oxidação dos íons é resultado da quantidade de elétrons na última camada em relação à regra do octeto (não se esqueçam de sempre mencionar às excessões);
- Favorecer
a integração e a cooperação entre os alunos;
- Estimular
o raciocínio lógico.
Materiais:
O
Carteado Inorgânico possui
cento e vinte e oito cartas, contendo os principais íons distribuídos entre
cátions e ânions monovalentes, bivalentes, trivalentes e tetravalentes. Impressas em cartolina, recortadas no tamanho da folha de
ofício A4 e plastificadas com plástico adesivo transparente a fim de se tornarem
mais duráveis.
Método:
O carteado inorgânico é um jogo de fixação que
se baseia no jogo de baralho fazendo uma mistura entre as regras do jogo de
sueca com o jogo de buraco.
Objetivo:
O
objetivo do jogo é formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis, através da obtenção de diversos íons separadamente.
Regras:
O
jogo se inicia com o professor dividindo a turma em grupos de três ou quatro
alunos (de acordo com o quantitativo total de alunos da turma). Cada grupo
receberá quinze cartas, aleatoriamente, e as cartas que restarem constituirão o
bolo da mesa como em um jogo de buraco, já descrito anteriormente aqui no blog (veja página de jogos).
Antes de
iniciar a partida o professor distribuirá quatro cartas verdes, viradas com a face
para baixo, contendo os nomes das classificações das substâncias a serem trabalhadas para que os
alunos sorteiem aleatoriamente a ordem das classificações inorgânicas que definirá a
pontuação: a primeira carta de classificação retirada confere à classificação um ponto; a segunda classificação dois pontos; a terceira classificação três pontos e
a quarta classificação quatro pontos (assim, em cada rodada valerá pontos diferentes montar sal, base, ácido ou óxido).
Depois da escolha de qual grupo começará a
partida, o jogador deve iniciar “comprando” (retirando) uma carta de cima do
bolo da mesa e formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis com as
cartas que o seu grupo dispõe em mãos, sempre observando que as classificações possuem
pontuações diferentes e sendo assim, deve ser dada preferência a formar as substâncias com maior pontuação. Após juntar os íons de acordo com a equivalência
de cargas, o grupo deve baixar as moléculas formadas e dizer qual é a função e
o respectivo nome. Para cada nomenclatura corretamente relacionada à molécula
formada, o grupo ganha mais dois pontos.
Após cumprir a sua tarefa ou no caso de não ser
possível formar substâncias inorgânicas com as cartas que o grupo tem em mãos,
este deverá escolher uma carta para descartar no “lixo da mesa” (local ao lado
do bolo da mesa onde todos os grupos descartarão uma carta com a face para cima
ao final de cada jogada) e passar a vez para o próximo grupo que seguirá a
mesma sequência com as jogadas em sentido horário
O primeiro grupo que encaixar todas as cartas “bate” (termina) o jogo e ganha mais três pontos. Após a batida, os grupos devem somar os seus pontos e verificar quem fez o maior valor, o qual será declarado vencedor.
O jogo possui cartas coringa em cor verde: molécula, composto, iônico e covalente. O grupo que tirar uma dessas cartas e souber jogá-la em cima de uma substância correspondente (que eles tenham formado previamente) dobram o valor dos pontos.
Observações:
o Durante a realização da
atividade, o professor deve observar e orientar cada grupo quanto ao surgimento
de ideias incoerentes com os conceitos químicos abordados que são erros
recorrentes nas atividades de fixação e avaliação desses conteúdos, como:
ü Formação
de substâncias com mesma carga iônica;
ü Formação
de substâncias sem equivalências das cargas iônicas;
ü Formação
de substâncias com equivalência de cargas iônicas, porém com vários constituintes
diferentes;
ü Formação
de moléculas de água.
o
O jogo possui
flexibilidade de conteúdo de acordo com o nível de aprendizagem já alcançado em
cada turma. Ele pode ser trabalhado com a exigência de todas as regras ou
apenas com a preocupação da formação das substâncias e identificação de suas
respectivas classificações. Em turmas onde o conteúdo esteja mais avançado, o
professor poderá abordar a nomenclatura, tendo a opção nos dois casos de
escolher se utilizará todas as cartas do jogo ou somente aquelas com valências
equivalentes ao que ele já trabalhou.
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