JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Viagem à Lua - Cartaz

Vamos brincar de viagem à lua????

Que tal um jogo de química para animar a aula???

Jogo de tabulerio (trilha) para ensino de química


O objetivo desse jogo é fzr uma avaliação informal. Use as mesmas perguntas que vc faria em um teste ou uma prova. Pegue um dado e divida os alunos em grupo.


 


 




Visite nossa página de produtos personalizados e exclusivos para a área de ciências

https://www.facebook.com/pg/artedaroberta/photos/?tab=albums








quinta-feira, 6 de março de 2014

Jogo da Memória de Cartaz

Super fácil e serve para qualquer disciplina com qualquer conteúdo!!!!!


O objetivo principal desse jogo é manter o jogo da memória no próprio quadro branco, tendo o professor como mediador da atividade. Não se esqueça que os pares nunca podem ser iguais e sim complementares.
Exemplo:

Trabalhando as operações: uma carta deve conter o cálculo e a outra carta deve conter o resultado;
Trabalhando português: uma carta deve conter o tipo do substantivo e a outra carta deve conter um exemplo;
Trabalhando ciências: uma carta deve conter o tipo de sistema e a outra carta deve conter um órgão que compõe o sistema;
Trabalhando física: uma carta deve conter um tipo de energia e a outra carta deve conter um exemplo com desenho da cena;
Trabalhando geografia: uma carta deve conter o estado e a outra a capital ou a região.

E por aí vai.... É só usar e abusar da imaginação!!!!


Junte as peças e cole numa folha de papel 40 kg, plastifique com contact transparente e está pronto  seu jogo.




* Os (V) da malha quadriculada são as indicações do local e modelo de como fazer o picote para encaixe das cartas.




O arquivo em PDF vc encontra pronto p download no grupo
https://www.facebook.com/groups/798703536846234/






     

A batalha da memória é um jogo de cartaz que se baseia nas regras do jogo da memória e na estrutura do jogo da batalha naval. A ideia é aplicar no quadro branco convencional uma atividade muito explorada em quadros interativos, materiais de alto custo ainda inacessíveis à realidade da escola pública.

Objetivo:
O objetivo do jogo é cada grupo montar o maior número possível de pares de fichas de acordo com a correspondência do assunto abordado. As fichas serão confeccionadas a partir dos exercícios propostos para a fixação do conteúdo exposto, como no exemplo do item 3.2.3.3.

Regras:
o   A atividade começa com os alunos sendo divididos em grupos conforme o número de alunos presentes e a melhor disposição dos grupos na sala. 


o   A malha quadriculada é fixada no quadro com as fichas dispostas de forma que elas estejam com as informações escondidas. Cada grupo, na sua vez, irá escolher um par de fichas de acordo com as coordenadas de orientação onde estão as cartas pretendidas. Se elas forem correspondentes (bastante improvável no inicio do jogo), ou seja, se a informação de uma ficha complementar a ideia da outra ficha, o grupo fará um ponto e as cartas permanecerão viradas para que todos os alunos possam ver. Não ocorrendo a correlação, as fichas permanecerão viradas por alguns minutos antes de serem desviradas, para que todos possam ver e tentar guardar as informações. O jogo prossegue com os alunos escolhendo um novo par localizando a ficha através do número e da letra.
o   A cada par de fichas retirada o professor deve aproveitar a oportunidade para comentar as informações contidas naqueles pares e trabalhar o assunto referente a essas fichas. Essa troca de informações poder servir como uma breve revisão para melhor fixar os conteúdos abordados ou dar subsídios para que os alunos tracem estratégias e consigam construir seu próprio conhecimento de forma personalizada.


o   O jogo termina quando todos os pares de fichas estiverem voltados com as faces para a turma. Com o término do jogo serão somados os pontos de cada grupo para saber qual será o vencedor.

o   A pontuação do jogo dar-se-á através da soma dos pontos obtidos, onde cada par formado vale um ponto.




SUGESTÕES PARA AULAS DE QUÍMICA:

1. Funções Orgânicas:


 
 

2. Estado físico e densidade


 

Exemplo de lista de exercícios com as mesmas questões que podem ser abordadas na brincadeira, porém de forma mais divertida. Observe a lista de exercícios e as cartas do jogo. Não é o mesmo exercício???? Qual eles vão preferir??? Qual será mais divertido????

Tabela com os pontos de fusão e ebulição que deve ser afixada ao quadro para auxiliar os alunos a definirem os estados físicos de cada substância depende da temperatura apresentada nas cartas do jogo.

 
 
 
O aluno precisará resolver primeiro qual é o estado físico de cada substância para só depois achar o seu par e assim usar a memória. Perceba q o q traz a assimilação no jogo não é a memorização em si, ela apenas fecha o processo.

 3. Equação de equilíbrio da reação:


Sugestão de lista de exercícios. Como na sugestão acima podemos observar que os mesmos exemplos de uma lista de exercícios podem ser transformados em cartas do jogo.


Sugestões para o Primeiro Seguimento do Ensino Fundamental com  material que já existe aqui no blog



Alfabeto em libras ou vocabulário

http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/p/educacao-especial.html


Jogo do Contrário (para trabalhar antônimo)








Visite nossa página de produtos personalizados e exclusivos para a área de ciências


https://www.facebook.com/pg/artedaroberta/photos/?tab=albums