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domingo, 18 de janeiro de 2015

Sala de aula deve ser um ambiente alfabetizador, certo? Então, vamos prepará-la para o novo ano letivo que começa em poucas semanas :-D



CARTAZ DA TABUADA DE MULTIPLICAR NA FORMA DE TABELA EM 4 PÁGINAS


Já existe, aqui no blog, um cartaz da tabuada de multiplicar, porém em tamanho muito maior, para turmas do 1º segmento do EF.


* Lembre-se que a Tabuada não precisa ser uma decoreba, aproveite que os valores estão dispotos em informações cruzadas e mostre aos alunos que somando repetidas vezes o mesmo número vc encontra todos os valores da tabuada, usando os dedos, sem precisar decorar nada.

Exemplo:

Tabuada de 4:

Começando pelo zero (que é quando eu não tenho nada)

0 +4= 4 + 4 = 8 +4 = 12 +4 = 16 +4 20 = +4 = 24 ...

Assim de 4 em 4 eu vou obtendo valores: 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24 e só usei 4 dedos sem decorar nada.... Isso pode ser evidenciado tanto na coluna da tabela quanto na linha.

Aproveite a tabela para mosrar aos alunos pq, por exemplo, o 6 aparece de 2 em 2, de 3 em 3 e de 6 em 6.... Pq???? Pq 6 é multiplo de todos eles e assim acontece com todos os outros valores que se repetem.

E os valores que não se repetem???? Números primos ou maiores que os divisores daquele número multiplicado por 10. Alguns números, se eu esticar a tabela para mais de 10 sequências vou encontrar um valor igual a ele.
Exemplo:

2, 3, 5, 7 não se repetem pq são primos (só dividem por 1 e por eles mesmos);
64 só aparece na tabuada de 8 porque só fizemos 10 sequências, se fizermos mais sequências, ele vai aparecer na tabuada de 2 e de 4 pq 8 é múltiplo de 2 e de 4 (tudo que divide por 8 tem que dividir por 2 e por 4).
25 e 49 não se repetem pq são múltiplos de números primos e tem vaor acima de 10, que é a quantidade de sequências que estamos utilizando. Outros números como 4 e 9, que tbm são múltiplos de números primos, se repetem porque estão abaixo da quantidade de sequências utilizadas, então vão aparecer na contagem de 4 em 4 e na contagem de 9 em 9. Se fizessemos uma "tabuada", uma contagem de 25 em 25 e de 49 em 49, esses valores tbm se repetiriam na nossa tabela.

Cálculo mental: Se eu consigo pensar mentalmente a multiplicação de valores menores,e ntão posso transferir isso para valores maiores misturando operações e usar a tabela para verificar se chegueia  resposta certa. Exemplo:

Quero saber quanto será o valor de 4 vezes o 4, eu posso somar nos dedos de 4 em 4 até chegar a 16. Este nível se espera para o Ensino Fundamental (o mais comum é vermos nossos alunos no Ensino Médio mal conseguirem realizar esta etapa, triste realidade). Ao invés de somar tantas vezes posso usar a ideia de múltiplos e divisores, pois 4 x4 é igual a 2x8 pq eu dobro o valor de um e divido o valor do outro (uma operação anula a outra e eu fico exatamente com o mesmo resultado), ou seja, a soma do dobro pela metade de vezes = 8 + 8 =16. Não poderei fzr a mesma coisa se os dois números multiplicados forem ímpares.

A verificação dos números que se repetem dão origem aos conjuntos MMC e MDC. Conteúdos que devem ser aprendidos lá no 4º e 5º ano escolar, mas q devem ser reforçados no Ensino Médio porque um aluno que não sabe multiplicar jamais aprenderá a fazer um cálculo estequiométrico. Um aluno que não sabe fzr uma sequência e cruzar informações ficará perdido ao tentar aprender gráfico e plano cartesiano.

Tente resolver questões do ENEM e vestibulares que falam sobre fluxo e eventos que se repetem periodicamente com uma criatura que não lembra o que é um MMC..... Impossível!!!!

Muita coisa pode ser trabalhada e desmistificada com uso de um cartaz tão simples. Não só por profs de matemática, mas tbm das outras áreas que necessitam de cálculo.


Essa sugestão é para salas do Ensino Médio.






MAPA DO BRASIL COLORIDO PARA IMPRIMIR EM 3 PÁGINAS


ESTADOS, CAPITAIS E REGIÕES


 









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