JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

domingo, 7 de outubro de 2012

TRANSFORMANDO O JOGO DE BARALHO EM ALFABETÁRIO

SUGESTÃO DE JOGO PARA ALFABETIZAÇÃO:

 

Vamos transformar nossos alfabetários em baralho????


A ideia é criar um jogo que possa auxiliar na aprendizagem de adolescentes (Projetos de Realfa - Se Liga) e PEJA. Todos eles conhecem o jogo de baralho e muitas vezes trazem escondido para dentro da sala. Então, porque não transformar esse jogo de baralho deles em auxílio à alfabetização???....

São 2 sugestões: a 1ª é baseada no jogo de buraco e a 2ª no jogo de sueca.

1 . Alfabetário

Seguindo o jogo de buraco, a ideia é completar os nipes.
Cada nipe será uma família silábica que deve ser completa em ordem alfabética: a, e, i, o, u.

Regras:

* Cada jogador recebe 10 cartas. O jogo pode ser jogado com 2 ou 4 jogadores. Se for de 4 jogadores, então será em duplas que não sentam juntas e sim cruzadas formando um X na mesa. Das cartas que sobrarem, 10 serão separados e colocadas no canto da mesa de face para baixo (será o morto) e o restante formará o bolo da mesa que ficarão viradas de face para baixo.
* O 1º a jogar compra uma carta do bolo e verifica se ele pode baixar alguma sequência de 3 cartas do mesmo nipe.
Ex.: fa, fe , fi
Baixando ou não uma sequência na mesa, para terminar sua vez de jogar ele deve jogar uma carta sua fora (isso formará o lixo da mesa que deve ficar ao lado do bolo com a face virada para cima) e passar a vez para o outro jogador.
* O próximo jogador escolhe comprar da mesa ou do bolo, porém, se escolher comprar da mesa deverá levará sempre todas as cartas que estiverem lá e na hora de jogar uma sua fora, esta não pode ser nenhuma das que estavam no meio do lixo que ele comprou.
* Se um jogador baixa uma sequência de 3 cartas, o outro jogador que é sua dupla deverá jogar sempre completando o jogo do outro, mas as duplas não podem se comunicar.
* O jogador só poderá baixar à mesa apartir de uma sequência de 3 cartas. Cada vez que completar um nipe ganha 200 pontos.
* Quem conseguir encaixar todas as cartas da mão no jogo poderá pegar o morto. Quempegar o morto ganha mais 200 pontos.
* Quem bater o jogo ganha mais 100 pontos.
* No final vence quem somar mais pontos.



2. Baralho Silábico

A ideia do jogo lembra um pouco o jogo de sueca, já que aqui o objetivo não é formar sequências.
Termos várias sílabas e letras de meio e finais de palavra como m,n,s,r,l,z e vogais.

Regras:

* O jogo pode ser com até 6 participantes. Cada jogador recebe 10 cartas e as cartas que sobrarem formam o bolo da mesa e ficaram viradas de face para baixo;
* O 1º jogador inicia o jogo comprando uma carta do bolo e verificando se ela serve para montar uma palavra, se ele quiser já pode baixar palavras formadas com as sílabas presentes nas cartas que recebeu. depois q ele terminar de jogar deverá jogar uma carta sua fora (isso começará a formar o lixo da mesa: as cartas do lixo ficam à mostra de face para cima) e dar a vez a outro jogador;
* O próximo jogador pode escolher comprar uma carta do bolo ou do lixo, porém, sempre que comprar do lixo deverá pegar todas as cartas que estiverem nele e na hora de jogar uma sua fora, esta não pode ser alguma carta que estava no lixo na rodada que estiver jogando.
* O objetivo do jogo é formar palavras. Quem formar mais palavras ganha o jogo.