domingo, 29 de abril de 2012

caixa de coração para o dia das mães

Presente para o Dia das Mães : cx presenteável = porta-joia em forma de coração


Como se faz uma cx em forma de coração????....Quer aprender???.....então vamos ao material...

Material:

* Papelão fino (cx. de bombom, cx. de cereal, capa de caderno....);
* Papelão grosso (cx. de sapato, cx. de eletrodoméstico....);
* Cola branca e cola de isopôr (ou só cola de isopôr);
* Fitilho, Papel Seda, Papel Oficio;
* Lápis, Régua, Tesoura, Estilete.



PASSO 1:

* Faça o molde do coração dobrando uma folha ao meio e riscando metade do desenho de coração para garantir que seu molde fique exatamente simétrico. Depois risque 2X o molde no papelão grosso- um vai ser a tampa e o outro vai ser a cx (para a cx faça um risco por dentro seguindo o contorno do desenho de modo que vc diminua um pouco o formato, pois a cx precisa menor do que a tampa para encaixar).




PASSO 2:

Recorte no papel ofício tiras da largura de um polegar, dobre as tiras ao meio e depois recorte em forma franjas a metade da tira no sentido do comprimento. Passe cola somente nas franjas e aplique nos moldes de papelão, percorrendo todo o contorno.





PASSO 3:

* Risque com o auxílio da régua tiras de 1,5 cm de largura para a lateral da tampa e 5,0 cm de largura para a lateral da cx no papelão fino. Recorte as tiras e cole nas laterais da cx e tampa aplicando sobre a franja da papel ofício que colou na etapa anterior.



PASSO 4:

* Vamos encapar a cx com papel seda que é muito fino e para que não haja marcas nem sombras vamos forrar a cx toda com papel ofício primeiro. Para forrar o fundo da tampa e da cx basta colar papel ofício e depois cortar rente ao contorno. Para forrar as laterais precisamos de 2 procedimentos: 1. Na lateral da cx corte tiras de papel ofício em medida mais larga do que a lateral da cx para que vc possa dobrar o excesso para dentro da cx, isso vai fzr o acabamento do trabalho. 2. Na lateral da tampa vc deve cortar as tiras de papel ofício em largura um pouco maior do que o dobro da largura da tampa, pois como a tampa é estreita, na hora que você virar o excesso para dentro já vai está forrando a lateral interna junto.



PASSO 5:
* Para encapar a cx com papel seda amasse bem a folha formando uma bolinha (aproveite para descarregar a raiva no papel....rsrsrsrs....). Depois abra o papel, mas não o estique para não perder as ruguinhas formadas. Passe cola de isopôr (só pode usar cola de isopôr pq o papel seda é muito fino e rasga com a cola branca, pois ela é a base de água e acaba por molhar o papel) e espalhe com o auxílio de um pedaço de papel (isso vai evitar manchas por excesso de cola no papel seda) e aplique o papel na cx. sem esticar. Recorte em volta do contorno da cx deixando uma aba de papel seda que deve ser dobrada para dentro fazendo o acabamento da cx.



* Para encapar as laterias recorte as tiras no papel sem amassar. Para a lateral da cx. recorte uma tira um pouco mais larga do que a lataral da cx. e para a lateral da tampa recorte uma tira um pouco maior do que o dobro da lateral da tampa (exatamente como no procedimento para forrar a cx. toda com o papel ofício no PASSO 4). Depois amasse o papel como no início dese PASSO 5 e aplique nas laterais espalhando a cola com o auxílio de um pedaço de papel. 



PASSO 6:

* Você pode forrar a cx. com papel de presente, cartolina ou papel oficio pintado. Eu gosto muito do papel ofício pintado com giz de cera (o passo a passo desse papel está na postagem aqui do blog: http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-04-06T17:40:00-07:00&max-results=7&start=2&by-date=false). Desenhe, com o lápis, o contorno da tampa na folha de ofício, recorte e cole com cola de isopôr no fundo da tampa. Na tampa não precisa forrar lateral interna, pois já fizemos quando encapamos por fora dobrando o excesso para dentro.



* Para forrar a cx. faremos o procedimento da tampa para o fundo e cortaremos no papel ofício tiras com pelo menos 0,5 cm a menos do que a largura da cx., pois a largura por dentro sempre é menor do que a que ficou do lado externo.



PASSO 7:

* Vamos enfeitar com Quilling? Quilling é um técnica que forma desenhos através de círculos feitos com tirinhas de papel colorido. Eu gosto muito de fzr o Quilling com fitilho (1º pq ele já vem cortado em tirinhas, 2º pq ele é brilhoso e 3º pq ele enrola com muita facilidade).
* Coloque a palavra quilling no google imagens e vc vai achar cada coisa mais linda do que a outra....é super fácil de fazer e vira vício.....
* Vamos precisar de fitilho de 3 cores (eu escolhi vermelho, branco e verde escuro...fica a seu critério), pode ser fino ou mais largo (para fzr as pétalas das flores eu dou preferência ao fitilho mais largo pois enrola uma vez só e depois só separo o fitilho em 4 partes e já tenho 4 pétalas de uma vez só ;-D ).


* Observe que a graça do quilling está em fzr uma voltinha menor dentro do círculo maior, para isso vc precisa enrolar várias vezes da metade do pedaço de fita para a ponta e depois enrolar a outra metade uma vez só.




* Depois de enrolar, passe a cola de isopôr e aperte em uma das pontas para dar a forma de pétala. São 6 pétalas para formar uma flor.



* Para fazer o miolo é só proceder do mesmo jeito, porém não se deve apertar em nenhuma ponta, pois ele é um círculo. Para fazer as folhinhas, na hora de colar aperte nas duas pontas e para fazer o cabinho da flor primeiro enrole da metade para a ponta em uma direção e depois da outra metade para a outra ponta na direção contrária.



* Para finalizar vamos passar o fitilho na volta da cx. e tampa e depois aplicar o quilling...fica a seu critério escolher...uma flor com cabinho ou 2 flores com folhinha.....



Afffffffffff...................depois disso tudo....rsrsrs....agora é só aplicar com cola de isopôr ou cola quente na caixa......



Agora é usar a sua imaginação e criar...vc pode fazer cx. em qualquer formato.....os passos são exatamente os mesmos para qualquer tipo de forma!!!!!


21 comentários:

  1. Amiga vc é maravilhosa,tudo que faz é lindo!!!Amei um dia eu chego la.bjbjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Seu Trabalho é lindo! Parabéns e já te adicionei no Blog da escola Antônio Tupinambá!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, muito fácil de arranjar os materiais e um bom presente pra namorada tbm!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Achei muito lindo e facil de fazer,vou fazer varias caixas para presentear no natal.Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Eu é que agradeço à visita de vcs ao blog!!!! Voltem sempre!!!!!!!!! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  7. Prefeito adoro muito lindo.

    ResponderExcluir
  8. BELEZA ME SALVOU BRIGADUUUUU É DEZ TUA IDEIAS!!!!

    ResponderExcluir
  9. parabéns , é de mt inteligencia criar uma caixa decorada a partir de um papelao. continue assim trazendo mais novidades

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos!!!!!!!!!!!!!!! Fico muito feliz que minhas ideias sejam uteis a mais pessoas!!!! <3

    ResponderExcluir
  11. nossa! parabéns! tdo bem explicado e lindooo!

    ResponderExcluir
  12. sei fazer e ficao linndas msm

    ResponderExcluir
  13. Lindas caixas, vou tentar fazer em outro formato para as lembranças dos padrinhos do meu casamento!
    Parabéns pelo trabalho!

    Luana

    ResponderExcluir
  14. Muito lindo suas ideias parabéns pelo seu trabalho conseguir fazer uma igual, adoro reciclar!!

    ResponderExcluir