JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Esse ano está mais corrido e para facilitar a vida de todo mundo, criei um grupo do face "Bisbilhotarte" para atender aos usuários do blog que desejam os arquivos para impressão.

Basta adicionar o grupo e escolher seu arquivo. Todos os arquivos do blog já foram carregados em PDF e estão disponíveis para download. Facinho, facinho!!!


Bete.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Sudoku gigante

Vc conhece o jogo do SUDOKU????


Sudoku, por vezes escrito Su Doku, (em japonês: 数独, sūdoku) é um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9×9, constituída por 3×3 subgrades chamadas regiões. O quebra-cabeça contém algumas pistas iniciais, que são números inseridos em algumas células, de maneira a permitir uma indução ou dedução dos números em células que estejam vazias. Cada coluna, linha e região só pode ter um número de cada um dos 1 a 9. Resolver o problema requer apenas raciocínio lógico e algum tempo. Os problemas são normalmente classificados em relação à sua realização. O aspecto do Sudoku lembra outros quebra-cabeças de jornal.Foi criado por Howard Garns um projetista,arquiteto de 74 anos aposentado.




* Atividade para estimular o cérebro brincando!!!!!

A ideia aqui é tornar a sala um ambiente que desafie e ensine o tempo todo!

Para estimular e desenvolver o raciocínio logico fiz o cartaz do SUDOKU, onde cada semana é colocado um desafio novo.

Para fazer o cartaz vc vai precisar de:

* 1 folha de papel 40 Kg;
* 1 folha de cartolina;
* Saco plástico;
* Cola quente, cola de isopôr;
* Régua, lápis, tesoura;

O diagrama do sudoku é um quadrado maior dividido por 9 quadrados internos que são divididos em outros 9 quadrados menores, totalizando 81 quadrados menores.




Eu risquei no papel 40 Kg medida por medida. Fiz 1,5 cm de margem (que serão as linhas que separam cada quadrado menor) e 5 cm no interior dos quadrados.




* Para facilitar eu marco a régua com o lápis....assim não preciso contar cm por cm...rsrsrs......

2º passo...enfeitar o diagrama...pinte...decore...eu usei a matriz em relevo com giz de cera que ensinei na última postagem do blog....



Depois de marcar as linhas, recorte tiras de 1,5 cm na cartolina para aplicar em cima do diagrama...



Pegue o saco plástico e abra com auxílio da tesoura....dobre no sentido do comprimento em tiras que meçam um pouco menos do que a altura do quadrado interno do sudoku, como no nosso caso o quadrado interno mede 5 cm....cortei tiras de 4 cm e depois aplique no diagrama com cola quente.

* Essas tiras de plástico vão se transformar em bolsinhos onde os alunos irão colocar as fichas com os números de 1 a 9 decifrando o desafio semanal.




 Depois de colar o plástico com a cola quente em todas as tiras aplique as tiras de cartolina...




Está quase pronto....



Agora vamos colocar a identificação com o nome do jogo e depois marcar com a canetinha preta os 9 quadrados intermediários maiores....



COLHER DE CHÁ......rsrsrsrs......

Se vc tem dificuldade em desenhar no cartaz.....imprima o diagrama... (feito especialmente para os visitantes do blog)...

* Imprima 9 diagramas desse, recorte, junte e cole formando o diagrama completo do sudoku.


* Para os números....vc pode escrever suas fichas ou imprimir tbm....


* Imprima 5 X a tabela preta para fzr os números que os alunos irão usar.


* Imprima 2 X a tabela azul para fzr os números que vc irá usar para fixar o desafio semanal (na internet vc acha infinitos modelos de desafios no sudoku...é só colocar sudoku no google e ideias não faltarão para vc utilizar uma por semana).



* Uma outra sugestão que eu acho bem legal é utilizar o sudoku de 4 e 6 posições ao invés do de 9 com turmas de faixa etária menor ou desenvolvimento mais lento.....vc pode ainda, iniciar o sudoku na sua turma com o de 4 posições e ir aumentando a dificuldade gradativamente!




Sugestão de folhinha para explicar como  funciona o jogo....



* Economizando folha na impressão.....é só cortar depois a folha ao meio...serão 4 jogos por aluno....1º um sudoku de 4 algarismos, depois de 6 algarismos  e por último 2 de 9 algarismos.....eu sugiro que vc faça com eles o de 4, o de 6 e o 1º de 9....deixe o 2º de 9 algarismos para que eles tentem sozinhos...e assim estarão prontos para utilizar o cartaz!!!!!



Sudoku malha 4x4


(Essa malha é uma adaptação da malha maior, original com 9 algarismos. Perceba que vc pode adptar o jogo para quantidade de números maiores u menores, desde que vc trabalha sempre com números quadrados = números que são a raiz quadrado de alguém, do contrário não dará certo).
O Jogo do sudoku é um desafio de organização, estratégia de logística.
A ideia é organizar os números de 1 a 4 sem repetir os números na mesma linha horizontal, na mesma linha vertical ou no mesmo quadrante menor.


Imprimia a malha quadriculada 4 vezes e proceda como o passo nas fotos acima (no sudoku 9x9).
Quem precisar do arquivo em PDF, é só entrar no grupo do facebook

https://www.facebook.com/groups/798703536846234/

Todos os arquivos do blog estão em PDF ou Word já prontos para download.


Exemplo:
O jogo começa com uma malha numerada com alguns números em posições definidas. Vc deve descobrir onde estão os outros números sem nunca repetir o mesmo número na linha horizontal, vertical ou no quadrante menor.




Estratégias:
Perceba o primeiro número em preto, o número 1. Os números não podem se repetir na mesma linha horizontal vertical e nem nos quadrantes menores, certo???

Comece a observar que onde está o 1, vc não pode mais colocar outro número 1 na mesma linha horizontal e nem na mesma linha vertical e nem dentro do mesmo quadrante (que é o primeiro). Com isso, no segundo quadrante vc já sabe que o número 1 não está na primeira linha horizontal, o que nos sobra apenas a segunda linha. Na segunda linha horizontal, temos duas colunas, correto???? Mas se vc observar a coluna da direita já tem lá embaixo o número 1, então vc não pode colocar o número 1 nessa coluna da segunda linha, o q faz sobrar como única opção, para o segundo quadrante, colocar o número 1 na primeira linha da segunda coluna.


Veja o caso do número 4, se vc observar o primeiro quadrante, tem 3 opções vazias. Mas dessas 3 opções, 2 estão na mesma coluna onde já tem escrito o número 4, o q faz sobrar apenas um ludar p colocar o número 4 no primeiro quadrante: a segunda linha à esquerda.


Você já observou que eu começo a completar olhando os números já estão escritos??? Olhamos os números 1 e 4.

* Continuando a olhar o número 4, vc vai ver que ficou muito fácil achar onde você deve colocar o número 4 nos quadrantes que ainda não tem.
·        *  No segundo quadrante, você tem duas opções: a primeira linha e a segunda, Mas, a segunda linha já tem o número 4 (lá no primeiro quadrante). Ou seja, sobra apenas a primeira linha.
·         * Ao colocar o número 4 na primeira linha do segundo quadrante, vc descobre onde está o número 4 no último quadrante, pois só restará uma posição.


Agora, seguindo o mesmo raciocínio, nós completamos o 3 no primeiro quadrante e o 2 no segundo quadrante (pq no segundo quadrante só falta o número 2).



No terceiro quadrante, só temos uma opção para o número 1 (pois já temos o número 1 na primeira coluna do quadrado maior e o número 1 na primeira linha do terceiro quadrante). Também podemos marcar o número 2 no primeiro quadrante (pois não falta mais ninguém).



Agora, nesse ponto do jogo, ficou fácil concluir.

·         * Na primeira coluna (e no segundo quadrante) só falta um número: 3.
·         * Colocando o 3 na terceira linha da malha maior, só resta completar essa linha com o número 2 (pois é o único número que falta na linha horizontal e tbm falta na coluna e no quadrante menor, porém, se forem colocadas na última linha horizontal irão chocar com o número 2 que já existe na última horizontal, dentro do terceiro quadrante.
·        *  Colocando o número 2 no quarto quadrante, só resta um número para fechar o jogo, que é o número 3 na última linha do jogo.






Outra ideia para desenvolver raciocínio lógico e atenção são os jogos dos 7 erros:

http://bisbilhotarte.blogspot.com.br/2012/05/jogo-dos-7-erros-para-imprimir.html





8 comentários:

  1. Demais... Estou impressionada com suas ideias...
    parabéns!!!

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    1. Muito Obrigada, Marisa!!!!! Se quiser algum arquivo do blog em PDF para ficar mais fácil de imprimir é só me mandar email: lis_quim@yahoo.com.br

      Bjs!!!!!

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  2. Maravilha! Parabéns!

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  3. Parabéns ! Você é extremamente criativa.

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  4. Vlw o meu professor tinha pegado a atividade daki, e eu gabaritei com suas resposta :D kk toop

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  5. Adorei a dica por favor se você tiver mais algumas me mande por favor pois estou montando uma ludoteca pois sou professora eventual do ensino médio e fundamental . meu email é elianavilela_73@hotmail.com

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  6. olha eu procurei a matriz em relevo com giz e não achei vc pode mandar o link?obrigada

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  7. vixi que massa viu! Parabéns!

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