JOGOS

Todos os jogos de baralho do blog são de minha autoria (química, matemática e alfabetização) e alguns jogos de tabuleiro. Os jogos retirados de livro ou da internet possuem a citação dos seus autores logo abaixo da sua exposição. Não se esqueça de citar as fontes ao reproduzir o material do blog. MUITO OBRIGADA POR SUA VISITA!!!! Espero ter sido útil e, se vc puder, volte e conte como foi a reprodução do material com seus alunos. :-D

Beijinhosss!!!!
Bete.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Alfabetário de sílabas com letra cursiva e Cartaz de Alfabeto de Máquina e Cursivo.

Meus alunos sentem muita dificuldade em relacionar o alfabeto cursivo como a letra de mão e o alfabeto de máquina como o que aparece no computador, jornais e revistas. Pensando em solucionar esse problema fiz um cartaz bem simples...







* É só imprimir e colar uma folha ao lado da outra para a letra de máquina formando uma tira comprida e outra tira para a letra cursiva.


CARTAZ DOS PRINCIPAIS FONEMAS EM LETRA CURSIVA

 
Minha sugestão é transformar esse cartaz em um banco de palavras para leitura, completando posteriormente em um banco de frases. A ideia é fazer apostilões, onde vamos colar as tabelas com palavras atrás dos respectivos cartazes de fonemas e deixar exposto para que os alunos levantem e venham por vontade própria treinar a leitura de palavras com os fonemas, conforme forem sendo estudados. Meus alunos adoram passear pela sala quando terminam as atividades e pensam que estão atoa...srrsrrsrs......
 
 
 
Para o modelo de apostilões fica melhor colocar o alfabetário em modelo paisagem, pois assim é possível aumentar a fonte e colocar as palavras em tamanho mais adequado à leitura dos alunos.
 
 
 

Até o fim da semana eu postarei as famílias silábicas que estão faltando: q, v e h.












Quem quiser os arquivos em PDF só pedir pelo email: lis_quim@yahoo.com.br


Que tal preparar uma matriz com todo o mural em uma única folhinha para cada aluno ter guardado no caderno????

* Sugestão: Recorte os retângulos de cada família silábica, cole no caderno (uma família embaixo da outra) e peça aos alunos que reescrevam ao lado o nome dos objetos que aparecem nas gravuras.

* A foto do arquivo ficou sem uma boa nitidez, mas é só me pedir o arquivo por email que eu envio em PDF.
 
* Dica: Para fzr uma matriz boa para retirar várias cópias vc deve imprimir em escala de cinza com alta qualidade na configura de impressão "melhor". Gasta muito mais tinta, porém é para uma folha só e depois, na escola, sempre tiram as cópias no modo econômico e acaba saindo tudo apagado e estragando o seu trabalho. Se a matriz estiver muito boa, mesmo no modo econômico, a cópia fica nítida!!!!





 

 
 
 

16 comentários:

  1. Excelente material!!! Está ajudando muito meu trabalho. Obrigado e até breve.

    ResponderExcluir
  2. VOCE PODERIA POR GENTILEZA ENVIAR PARA MEU EMAIL ESSAS ATIVIDADES: marthefran@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. VOCE PODERIA ME ENVIAR ESSES: CARTAZ DOS PRINCIPAIS FONEMAS EM LETRA CURSIVA

    marthefran@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite! Adorei seu material! Gostaria de recebê-lo por e-mail. Já mandei um pedido para o seu endereço. Desde já, agradeço pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua iniciativa, vai me ajudar bastante. Agradeço pela sua dedicação. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso o seu blog! Gostei muito! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Maravilhoso o seu blog! Gostei muito! Parabéns! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns! Amei essas atividades para a alfabetização.

    ResponderExcluir
  9. VC PODERIA ME ENVIAR POR FAVOR ESSES MATERIAIS? OBRIGADA!
    MARIAADRIANA.GOMES43@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  10. MARAVILHOSO...só não aprende quem não tiver vontade e não estudar. Parabéns...

    ResponderExcluir
  11. UM TRABALHO FEITO COM AMOR... MEUS PARABÉNS, NÃO SOU PROFESSORA, NEM TRABALHO NA ÁREA, SOU UMA SIMPLES MÃE DESESPERADA COM A QUALIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO ESTADUAL, AQUI TÁ CRÍTICO VIU... AS CRIANÇAS TROCAM DE PROFESSORES 2, 3 X NO ANO, MINHA FILHA ESTA NO TERCEIRO ANO E NÃO SABE LER... TROPEÇA EM QUASE TODAS!!! MAS AGORA TÊM UMA PROFESSORA MUITA DETERMINADA COM A TURMA ESPERO QUE ELA CONSIGA. TÔ PEGANDO DIRETO EM CASA TAMBÉM, ME ENCANTEI COM O CARINHO E OS DETALHES DE CADA UMA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. SE PUDERES POR FAVOR ME MANDA TEU MATERIAL POR EMAIL. lu.maurmann@hotmail.com
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADA E SUCESSO

    ResponderExcluir
  12. Amei....
    Gostaria de receber no e-mail :marciafurmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. ótimo material gostaria que enviasse para mim

    hamiltonfn@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. OLÁ... GOSTARIA MUITO DE RECEBER OS NUMEROS PARA CARTAZES POR E-MAIL...
    melyfbo@hotmail.com
    Obrigada,Melina.

    ResponderExcluir