Super fácil e serve para qualquer disciplina com qualquer conteúdo!!!!!
O objetivo principal desse jogo é manter o jogo da memória no próprio quadro branco, tendo o professor como mediador da atividade. Não se esqueça que os pares nunca podem ser iguais e sim complementares.
Exemplo:
Trabalhando as operações: uma carta deve conter o cálculo e a outra carta deve conter o resultado;
Trabalhando português: uma carta deve conter o tipo do substantivo e a outra carta deve conter um exemplo;
Trabalhando ciências: uma carta deve conter o tipo de sistema e a outra carta deve conter um órgão que compõe o sistema;
Trabalhando física: uma carta deve conter um tipo de energia e a outra carta deve conter um exemplo com desenho da cena;
Trabalhando geografia: uma carta deve conter o estado e a outra a capital ou a região.
E por aí vai.... É só usar e abusar da imaginação!!!!
Junte as peças e cole numa folha de papel 40 kg, plastifique com adeisvo transparente e está pronto seu jogo.
* Os (V) da malha quadriculada são as indicações do local e modelo de como fazer o picote para encaixe das cartas.
* Os (V) da malha quadriculada são as indicações do local e modelo de como fazer o picote para encaixe das cartas.
O arquivo em PDF você encontra pronto p download no grupo
A batalha da
memória é um jogo de cartaz que se baseia nas regras do jogo da memória e na
estrutura do jogo da batalha naval. A ideia é aplicar no quadro branco
convencional uma atividade muito explorada em quadros interativos, materiais
de alto custo ainda inacessíveis à realidade da escola pública.
Objetivo:
O objetivo do jogo é cada grupo montar o maior número possível de pares
de fichas de acordo com a correspondência do assunto abordado. As fichas serão
confeccionadas a partir dos exercícios propostos para a fixação do conteúdo
exposto, como no exemplo do item 3.2.3.3.
Regras:
o
A atividade começa com os alunos sendo
divididos em grupos conforme o número de alunos presentes e a melhor disposição
dos grupos na sala.
o A
malha quadriculada é fixada no quadro com as fichas dispostas de forma que elas
estejam com as informações escondidas. Cada grupo, na sua vez, irá escolher um
par de fichas de acordo com as coordenadas de orientação onde estão as cartas
pretendidas. Se elas forem correspondentes (bastante improvável no inicio do
jogo), ou seja, se a informação de uma ficha complementar a ideia da outra
ficha, o grupo fará um ponto e as cartas permanecerão viradas para que todos os
alunos possam ver. Não ocorrendo a correlação, as fichas permanecerão viradas
por alguns minutos antes de serem desviradas, para que todos possam ver e
tentar guardar as informações. O jogo prossegue com os alunos escolhendo um
novo par localizando a ficha através do número e da letra.
o A
cada par de fichas retirada o professor deve aproveitar a oportunidade para
comentar as informações contidas naqueles pares e trabalhar o assunto referente
a essas fichas. Essa troca de informações poder servir como uma breve revisão
para melhor fixar os conteúdos abordados ou dar subsídios para que os alunos
tracem estratégias e consigam construir seu próprio conhecimento de forma
personalizada.
o
O jogo termina quando todos os pares de
fichas estiverem voltados com as faces para a turma. Com o término do jogo
serão somados os pontos de cada grupo para saber qual será o vencedor.
o
A pontuação do jogo dar-se-á através da
soma dos pontos obtidos, onde cada par formado vale um ponto.
SUGESTÕES PARA AULAS DE QUÍMICA:
1. Funções Orgânicas:
2. Estado físico e densidade
Exemplo de lista de exercícios com as mesmas questões que podem ser abordadas na brincadeira, porém de forma mais divertida. Observe a lista de exercícios e as cartas do jogo. Não é o mesmo exercício???? Qual eles vão preferir??? Qual será mais divertido????
Tabela com os pontos de fusão e ebulição que deve ser afixada ao quadro para auxiliar os alunos a definirem os estados físicos de cada substância depende da temperatura apresentada nas cartas do jogo.
O aluno precisará resolver primeiro qual é o estado físico de cada substância para só depois achar o seu par e assim usar a memória. Perceba q o q traz a assimilação no jogo não é a memorização em si, ela apenas fecha o processo.
3. Equação de equilíbrio da reação:
Sugestão de lista de exercícios. Como na sugestão acima podemos observar que os mesmos exemplos de uma lista de exercícios podem ser transformados em cartas do jogo.
Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
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