Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2019

Poliminó Eletrônico - Jogo sobre Diagrama de Lewis

Uma ferramenta para brincar com a Estrutura de Lewis


Você conhece o famoso jogo de Poliminó?

Minó é o nome dado a uma figura plana e quadrada que serve de base para a formação de outras figuras através de acréscimos de n-minós.

1 quadrado = minó
2 quadrados = dominó (com certeza, esse você já conhece)
3 quadrados = triminó
4 quadrados = tetraminó
5 quadrados = pentaminó ... E assim segue...



Preparação: 

1. Corte a página dos quadrados (com pontos - elétrons) em formatos de monominós, dominós, triminós e tetraminós nas posições em que é possível encaixar a estrutura de Lewis. 
Essas peças devem ficar em uma caixa coberta com um tecido preto
2. Corte as páginas dos elementos químicos, separando os quadrados.
3. Imprima a Tabela Periódica para servir de guia ao lado do tabuleiro do jogo. O tabuleiro do jogo é formado por 4 folhas da malha quadriculada que está em branco.

Regras:

1. A turma é dividida em grupos. O Professor decidi quantos grupos. Esse jogo é bastante flexível e muito simples. Cada jogador recebe 10 cartas (embaralhadas) de elementos químicos. 
2. A quantidade total de poliminós deve ser dividida igualitariamente entre os grupos.
3. As cartas de elementos que sobrarem devem ser colocadas na mesa, empilhadas, viradas de face para baixo.
4. Em cada rodada, cada jogador compra uma carta e deve fazer  pelo menos 1 jogada e no máximo 3 jogadas. Das 3 jogadas, obrigatoriamente uma tem que ser colocar uma carta de elemento químico no tabuleiro e nas outras pode optar por colocar mais elementos químicos ou encaixar poliminós (elétrons) de acordo com a quantidade de elétrons da última camada.
5. Todos os jogadores podem completar os elétrons de qualquer elemento que esteja no tabuleiro.
6. O objetivo do jogo é formar pares, por ligação iônica ou covalente.
7. Quem completar uma substância ganha 1 ponto.
8. As cartas que trazem indicação de ligação iônica ou covalente são os coringas do jogo. Quem tirar uma carta dessas pode roubar a substância formada pelo grupo adversário, desde que saiba identificar adequadamente por qual ligação foi formada a substância. Se o grupo usar o coringa de forma errada, transfere 1 ponto para o adversário. 
9. O jogo acaba quando acabarem as cartas da mesa.
10. Ganha o jogo o grupo que acumular mais pontos.

Verifique quantos grupos vão participar e qual o tempo que você tem disponível para essa atividade. Dessa forma, você controla o tempo pela quantidade de elementos que colocar disponível na rodada. De acordo com os elementos que você colocar na rodada, tantos quantos poliminós você deve fazer de forma a ter quantidade suficiente para representar o total de elétrons da camada de valência de cada elemento.

A Tabela Periódica está colorida nos representativos para servir de base de consulta para os alunos lembrarem de quantos elétrons tem na última de camada de acordo com a posição desses elementos em cada grupo da Tabela.  



















Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.