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domingo, 4 de novembro de 2018

Baralho Tabú

O Baralho Tabú é o resultado de um projeto de muitos anos de dedicação na solução de problemas de fluência em jogos pedagógicos. Foi o primeiro jogo que eu criei e deu início a essa paixão de transformar conteúdo curricular em material lúdico. Por isso, é o jogo mais querido 💗. Infelizmente, tem sido o jogo mais plagiado do blogue. Use-o à vontade, mas nunca esqueça de citar a fonte e autoria. Tenha respeito com a produção do seu colega, plágio é crime! 


Foi criado em 2008, quando eu ainda confeccionava as cartas à mão, em cartolina ou em folhas feitas nas oficinas de papel reciclado (https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/oficina-de-papel-reciclado.html)

 


Publicado pela primeira vez em 2011 na gincana de jogos (https://bisbilhotarte.blogspot.com/2011/09/confeccionando-jogos-pedagogicos-com.html) e posteriormente, em 2015 na página de jogos (https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/jogos.html). Apresentado no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 2014, Portugal.


Baralho Tabú



É um jogo de cartas que contém as mesmas regras do jogo de buraco comum, mas ao invés de ter 4 naipes, ele vai apresentar 9 naipes (os grupos de tabuada de 2 até 10).


Confecção do jogo:

# Entre no grupo do bisbilhotarte no face e baixe o arquivo PDF do jogo https://www.facebook.com/groups/798703536846234/

# Corte 4 cartolinas em pedaços de mesmo tamanho de uma folha de papel A4, você pode usar cartolina branca ou colorida (se usar cartolina branca, passe giz de cera no verso das cartas para que esse não fique translúcido e mostre o conteúdo da carta durante o seguimento do jogo).

# Plastifique as folhas de A4 com plástico adesivo transparente e depois corte as cartas.


Versão ampliada em 13 páginas













Para quem quer economizar papel e tinta, deixo como sugestão a versão reduzida do jogo em 6 páginas


Modo de Jogar


Divida a Turma em 2 grupos:

1.  Peça a cada grupo que se organize (se eles tiverem dificuldade de fazer isso sozinhos, você deverá auxiliá-los ou decidir por eles) e escolha 2 representantes;
2. Escolhidos os 2 participantes de cada lado, o restante dos alunos de cada grupo deverá sentar atrás de seus representantes para auxiliá-los durante o jogo;
3. O professor será o juiz em todos os jogos;
4. Ficarão 2 jogadores de um grupo de uma lado e 2 jogadores do outro grupo do lado oposto, porém os 2 jogadores do mesmo grupo, embora estejam sentados um ao lado do outro, não devem se comunicar...somente os outros integrantes do grupo podem se comunicar com os 2 auxiliando a formação das melhores jogadas para o grupo;
5. Tire par ou ímpar para iniciar a partida;
6. Distribua 11 cartas para cada 1 dos jogadores e coloque o restante sobre a mesa (o q sobrou será o BOLO da mesa);
7. O Baralho Tabú é jogado exatamente como o BURACO do baralho normal. Os jogadores jogam de forma alternada, sendo a ordem, por exemplo:
jogador A1, jogador B1, jogador A2, jogador B2, sempre respeitando essa ordem intercalada. O 1º jogador a jogar deve comprar uma carta (pegar uma carta do BOLO da mesa) e logo em seguida jogar uma carta sua fora, dando início ao LIXO (montinho de cartas descartadas pelos jogadores durante o jogo). Tanto o LIXO quanto o BOLO ficam no centro da mesa. A partir da 2ª jogada, todos os jogadores procederão da mesma forma: primeiro compram uma carta (que pode ser do BOLO ou do LIXO, sendo que no caso do BOLO o jogador compra uma carta só e no LIXO o jogador é obrigado a pegar todas as cartas que estiverem ali, mesmo que só queira uma.
*O BOLO deve ficar de face para baixo amontoado uma carta sobre a outra e o LIXO deve ficar de face para cima separadas para que todos os jogadores possam ver o que tem no LIXO.
Cada nipe do Baralho Tabú é um tipo de Tabuada: de 2, de 3, de 4, de 5......representado na carta pela inscrição 4X e um polígono de 4 lados ou 7X e um polígono de 7 lados....etc. O objetivo do jogo é formar as sequências dos valores da tabuada de cada nipe completo, sempre começando no zero.
A partir de uma sequência de 3 cartas o jogador pode baixá-las na mesa para que seu companheiro, cada um na sua vez de jogar, possa ir ajudando a completar.
Por exemplo: Se um jogador tem 3 cartas do nipe de 5, como 15, 20 e 25 já pode baixar o jogo na mesa. A quantidade mínima de cartas para baixar à mesa, na primeira vez para cada nipe, é de 3 cartas (obrigatoriamente em sequência).



A pontuação obedece a seguinte ordem:


1 sequência de 5 cartas = 100 pontos;
A sequência da tabuada completa = 500 pontos;
A batida da mesa = 200 pontos.
Se acabar o jogo sem batida, cada jogador deve somar os valores de suas cartas e acrescentar aos pontos o valor dessa soma.

* No final, vence o jogo quem obtiver mais pontos e para isso os pontos devem ser somados no final.


Esse jogo trabalha:


* Raciocínio Lógico, estratégia; (rapidinho eles vão descobrir que precisam prestar atenção ao que o outro grupo compra para tentar adivinhar qual é o naipe que estão montando e prender as cartas dele sem jogar nenhuma dessas no LIXO);
* Tabuada como uma adição repetitiva, de muitas vezes, pois as cartas só vem com 2 informações: o naipe (o tipo de tabuada) e o valor da carta na ponta (que são sempre os resultados daquela tabuada, ou seja, 11 resultados para cada tabuada = 11 cartas para cada naipe). Para baixar uma sequência correta ele tem que somar o valor do naipe ao resultado da carta que ele tem para saber qual é a próxima carta que ele precisa para encaixar no seu jogo. Não adianta decorar resultados, é preciso sempre somar.

Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
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Um comentário:

  1. Excelente jogo que trabalha com desafios, atenção e treina o cálculo mental. Esta de parabéns. Acredito que esta atividade ativa e estimula o interesse de aprofundar e melhorar na matemática e também em outras disciplinas. Sou jogador de baralho, xadrez, dama, dentre outros jogos. Este me surpreendeu. Espero poder fazer uso do mesmo com os alunos.

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