Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

2019 o ano da Tabela Periódica

Uma tabela para todos: Mural da Tabela Periódica ilustrada e em Braille

Vamos comemorar os 150 anos da Tabela Periódica? 😊 💖👏


Mais sugestões de tabela  em: http://bisbilhotarte.blogspot.com/p/quimica.html


Tabela Periódica em Braille - Mural Cooperativo 

Com marcação indicativa para Braille e ícones informativos

É uma tabela para se construir com muitas mãos. É bastante trabalhosa e o objetivo é familiarizar os alunos com a escrita Braille ao mesmo tempo em que aprendem um pouco sobre a organização da Tabela Periódica através de uma atividade cooperativa e artística, produzindo um mural acessível para todos os alunos. A sugestão é que se envolva toda a escola na construção da tabela, cada aluno pode fazer um elemento (o trabalho de relevo de cada carta).

As marcações do Braille podem ser cobertas com tinta em relevo branca (por isso não colori o fundo das cartas), essa tinta seca rápido e tem um bico fino, possibilitando fazer uma gota muito pequena e que não escorre durante a aplicação. Os ícones (folha - presença em seres vivos, montanha/lago - presença como mineral e nuvem - presença na atmosfera) podem ser feitas com agulha, pontilhando os contornos com furos ou ainda com cola de silicone fazendo um contorno em relevo transparente (tem que ser uma cola de silicone mais viscosa e aplicar com bico fino). O estado  físico à temperatura de 25ºC pode ser feito com colagem de miçangas ou contorno de cola de silicone. 






























































Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.

Bibliografia: https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/bibliografia-das-tabelas-periodicas-do.html

6 comentários:

  1. Olá, muito bom esse material!!! Tens como mandar enviar em PDF? Eu não consigo baixar as imagens. Desde já agradeço muito!!!
    lucassel.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana! Todo o nosso material está disponível no nosso grupo do face, é só entrar e baixar :D Lá tem outros materiais de química que não estão aqui no blogue e poderiam tbm ser úteis para você.

      https://www.facebook.com/groups/798703536846234/

      Excluir
  2. Eu amei esse material! Muito obrigada. De uma sensibilidade e criatividade lindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Tatiana! <3
      Estamos terminando a Tabela Ilustrada sem braille que vem com os mesmos desenhos e mais informações, como: isótopos, abundância e distribuição eletrônica.

      https://bisbilhotarte.blogspot.com/2019/03/tabela-periodica-ilustrada.html

      Excluir
  3. Olá! Tenho uma aluna com cegueira. Baixei os elementos e coloquei tinta como indicado em um elemento.Levei pra ela, que sabe braile, mas ela não identificou que foi uma frustração pra mim. A professora da sala de recursos disse que as bolinhas ficam afastadas e não dá pra ler. Será que o tamanho da impressão tem a ver com isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz o teste aqui. Tem um tamanho mínimo para impressão que é uma carta por página. Qual foi o tamanho que você imprimiu?

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.