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terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Carteado Inorgânico


Carteado Inorgânico

Função do Jogo:
  • Facilitar o reconhecimento das substâncias inorgânicas: óxido, sal, ácido e base;
  • Fixar a nomenclatura das substâncias inorgânicas;
  • Organizar a formação das substâncias inorgânicas através do equilíbrio de cargas de acordo com o número de oxidação dos íons;
  • Perceber que o número de oxidação dos íons é resultado da quantidade de elétrons na última camada em relação à regra do octeto (não se esqueçam de sempre mencionar às excessões);
  • Favorecer a integração e a cooperação entre os alunos;
  • Estimular o raciocínio lógico.

Materiais:

O Carteado Inorgânico possui cento e vinte e oito cartas, contendo os principais íons distribuídos entre cátions e ânions monovalentes, bivalentes, trivalentes e tetravalentes. Impressas em cartolina, recortadas no tamanho da folha de ofício A4 e plastificadas com plástico adesivo transparente a fim de se tornarem mais duráveis.



Método:

O carteado inorgânico é um jogo de fixação que se baseia no jogo de baralho fazendo uma mistura entre as regras do jogo de sueca com o jogo de buraco.

Objetivo:

O objetivo do jogo é formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis, através da obtenção de diversos íons separadamente.

Regras:

O jogo se inicia com o professor dividindo a turma em grupos de três ou quatro alunos (de acordo com o quantitativo total de alunos da turma). Cada grupo receberá quinze cartas, aleatoriamente, e as cartas que restarem constituirão o bolo da mesa como em um jogo de buraco, já descrito anteriormente aqui no blog (veja página de jogos).
Antes de iniciar a partida o professor distribuirá quatro cartas verdes, viradas com a face para baixo, contendo os nomes das classificações das substâncias a serem trabalhadas para que os alunos sorteiem aleatoriamente a ordem das classificações inorgânicas que definirá a pontuação: a primeira carta de classificação retirada confere à classificação um ponto; a segunda classificação dois pontos; a terceira classificação três pontos e a quarta classificação quatro pontos (assim, em cada rodada valerá pontos diferentes montar sal, base, ácido ou óxido).




Depois da escolha de qual grupo começará a partida, o jogador deve iniciar “comprando” (retirando) uma carta de cima do bolo da mesa e formar o maior número de substâncias inorgânicas possíveis com as cartas que o seu grupo dispõe em mãos, sempre observando que as classificações possuem pontuações diferentes e sendo assim, deve ser dada preferência a formar as substâncias com maior pontuação. Após juntar os íons de acordo com a equivalência de cargas, o grupo deve baixar as moléculas formadas e dizer qual é a função e o respectivo nome. Para cada nomenclatura corretamente relacionada à molécula formada, o grupo ganha mais dois pontos.

Após cumprir a sua tarefa ou no caso de não ser possível formar substâncias inorgânicas com as cartas que o grupo tem em mãos, este deverá escolher uma carta para descartar no “lixo da mesa” (local ao lado do bolo da mesa onde todos os grupos descartarão uma carta com a face para cima ao final de cada jogada) e passar a vez para o próximo grupo que seguirá a mesma sequência com as jogadas em sentido horário



O primeiro grupo que encaixar todas as cartas “bate” (termina) o jogo e ganha mais três pontos. Após a batida, os grupos devem somar os seus pontos e verificar quem fez o maior valor, o qual será declarado vencedor.

O jogo possui cartas coringa em cor verde: molécula, composto, iônico e covalente. O grupo que tirar uma dessas cartas e souber jogá-la em cima de uma substância correspondente (que eles tenham formado previamente) dobram o valor dos pontos. 


Observações:

o  Durante a realização da atividade, o professor deve observar e orientar cada grupo quanto ao surgimento de ideias incoerentes com os conceitos químicos abordados que são erros recorrentes nas atividades de fixação e avaliação desses conteúdos, como:

ü  Formação de substâncias com mesma carga iônica;
ü  Formação de substâncias sem equivalências das cargas iônicas;
ü Formação de substâncias com equivalência de cargas iônicas, porém com vários constituintes diferentes;
ü  Formação de moléculas de água.


o   O jogo possui flexibilidade de conteúdo de acordo com o nível de aprendizagem já alcançado em cada turma. Ele pode ser trabalhado com a exigência de todas as regras ou apenas com a preocupação da formação das substâncias e identificação de suas respectivas classificações. Em turmas onde o conteúdo esteja mais avançado, o professor poderá abordar a nomenclatura, tendo a opção nos dois casos de escolher se utilizará todas as cartas do jogo ou somente aquelas com valências equivalentes ao que ele já trabalhou.








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4 comentários:

  1. Olá gostaria de usar para o trabalho da faculdade q é semestral claro citando sua referencia e otimo jogo

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    1. Olá, Lucia! Fique à vontade em utilizar o material! :D

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