Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

Buraco das Funções


Use o material à vontade, mas não compartilhe ou publique o material sem citar a fonte e o autor.



Buraco das Funções


É um jogo de cartas, inspirado no jogo de buraco, onde os naipes são as funções orgânicas. O objetivo do jogo é formar o maior número de sequências possíveis para cada naipe. 

As cartas possuem um sequência de 10 cartas nomeadas do met ao dec para cada função orgânica. O baralho possui ainda as cartas coringas (em azul), onde é possível dobrar a pontuação, desde que ela seja alocada exatamente no seu lugar correspondente.

O jogo começa ao se dividir a turma em 4 grupos: A1, A2, B1 e B2. Os grupos A são cooperativos entre si e os grupos B também. Os grupos A e B são competitivos entre si. 



















Cada grupo recebe 15 cartas (muito bem embaralhadas previamente). As cartas que sobram devem ficar viradas de face para baixo, formando o bolo da mesa. O primeiro grupo a jogar, compra uma carta do bolo e joga uma carta da sua mão fora - essa carta deve ficar de face virada para cima, formando o lixo da mesa. O próximo grupo a jogar, pode escolher comprar uma carta do bolo ou comprar todas as cartas do lixo, deve finalizar sua jogada sempre com o ato de jogar uma carta sua fora. Depois da terceira rodada, o jogador que já tiver completada uma sequência de 3 cartas do mesmo naipe (função) em sua mão, poderá posicioná-la sobre o tapete do seu grupo. Esse movimento serve para que o outro grupo que coopera consigo possa ajudar a completar os naipes, uma vez que os grupos que cooperam não podem se comunicar entre o jogo. Se o jogador posicionar sua sequência no local errado do tapete, perderá sua sequência para o grupo adversário. O grupo que encontrar as cartas coringas, poderão, em qualquer momento do jogo, encaixá-las na posição certa do seu tapete, se errar, perderá a carta coringa para o seu adversário. 


Pontuação:

1 sequência de 3 cartas no mesmo naipe vale 5 pontos;
1 sequência de 5 cartas no mesmo naipe vale 10 pontos;
1 sequência completa de 10 cartas no mesmo naipe vale 50 pontos;
O coringa dobra a pontuação daquele naipe;
A batida (quando um jogador consegue encaixar no jogo todas as cartas que estão na sua mão) do jogo vale 10 pontos.

Ganha quem somar o maior número de pontos.



O tapete é formado pela união de 6 folhas de A4. Imprima cada folha 2 vezes e entregue um tapete para cada grupo.










Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.



Um comentário:

  1. Parabéns Profa. Elisabete Castro D'Oliveira, atividade muito interessante e lúdica. Muito bom !!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.