Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

ESTEQ

Use o material à vontade, mas não compartilhe ou publique o material sem citar a fonte e o autor.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


ESTEQ é um jogo para calcular e reagir 😃


A turma pode ser divida em grupos de quantidades variando de acordo com a vontade do professor. Cada grupo recebe um tabuleiro de reações, 10 cartas e 4 fichas de operações matemáticas (em cor laranja). No centro da mesa, ficam as cartas restantes, viradas de face para baixo e as cartas numéricas ( que são referentes ao coeficiente estequiométrico das reações que serão montadas e balanceadas e somente o professor deve mexer nelas). Antes de iniciar o jogo, o professor deve virar 6 cartas numéricas de face para cima.

Ao iniciar o jogo, o primeiro jogador deve escolher seu movimento:
  • Pegar até 5 cartas do bolo;
  • Pegar até três cartas numéricas que estão viradas para cima, não podendo ultrapassar a soma de 3 valores no total das cartas (exemplo: três cartas de valor 1, uma carta de valor 1 + uma carta de valor 2, uma carta de valor 3);
  • Encaixar cartas no seu tapete.
Em cada jogada só é permitido fazer apenas um movimento. Ao terminar o seu movimento, deverá jogar uma carta fora. As cartas descartadas em cada jogada devem formar o lixo da mesa e não podem mais voltar ao jogo. Cada vez que alguém comprar cartas numéricas, o professor deverá substituir as que saíram, retirando novas cartas do bolo de números. 


O objetivo do jogo é montar o maior número de reações dentro de cada tipo de classificação específico no tabuleiro.
Depois de montada a reação, com seus respectivos reagentes e produtos, é necessário balanceá-la e para isso devem ser usadas as cartas numéricas. As cartas amarelas podem ser usadas para reações de neutralização e síntese e as cartas verdes podem ser usadas para reações de deslocamento e combustão. Podem ainda, utilizar as cartas de operações matemáticas para conseguir um valor de coeficiente estequiométrico mais alto. Cada carta laranja só pode ser usada uma única vez. 

Pontuação:

Cada reação completa com seu balanceamento vale 5 pontos. Para cada reação repetida (de mesma classificação que já se tenha completado) é acrescido 1 ponto. O objetivo é que os alunos procurem montar todos os tipos de reações do tabuleiro ao invés de montarem várias do mesmo tipo. O jogo acaba quando acabarem as cartas de componentes. Vence o jogo quem somar mais pontos. 
















Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.