Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

Tabuleiro Tabú

Seguindo a sequência de reorganização do Blogue, estou repostando o Jogo Tabuleiro Tabú com algumas modificações. Esse jogo foi criado em 2008, postado no blogue pela 1ª vez em 2011 na gincana de jogos (https://bisbilhotarte.blogspot.com/2011/09/confeccionando-jogos-pedagogicos-com.html). Foi apresentado  no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 2014, Portugal. E tornou-se disponível na página de jogos com o passo-a-passo desde 2015 (https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/jogos.html). 



Faça bom uso do material! Não compartilhe sem citar a fonte e autoria.


Tabuleiro Tabú

Depois de confeccionar o Baralho Tabú, muitos professores me perguntaram se era para multiplicar as cartas, pois a maioria ainda tem aquela visão de decorar resultados. Como a ideia do Baralho Tabu é evidenciar que a tabuada de multiplicar é uma adição em sequência, algumas pessoas não ficaram totalmente satisfeitas com o jogo. Comecei a pensar em algo que trabalhasse a multiplicação da forma mais tradicional, porém sem usar jogos do tipo "jogo da memória". Baseado no jogo da velha, criamos o Tabuleiro Tabú.

Sugestão: esse é um jogo para treino de cálculo mental rápido, mas não deve ser usado como estímulo para decoreba.

* O jogo consiste num tabuleiro em forma de malha quadriculada (8x8) onde temos em cada quadrado um resultado da tabuada. O único resultado que se repete é o zero, pois é o valor que aparece em todas as tabuadas e como ele ocorre 2 vezes nos dados, sua chance de ocorrer como resultado é muito grande;
* O jogo possui 2 dados em forma de dodecaedro (com 12 faces) variando de 0 a 10, onde o número zero aparece duas vezes e 64 fichas, sendo 32 de uma de cor e 32 de outra;
* O jogo é feito com 2 participantes que jogam alternadamente. Cada jogador, na sua vez, joga os 2 dados e realiza a multiplicação dos 2 números que ficarem com a face para cima. Se souber o resultado coloca uma ficha da sua cor sobre o quadrado que contém o resultado;
* Para a maioria dos resultados do tabuleiro existe mais de uma forma de se obtê-lo. Se o resultado obtido já estiver preenchido o jogador passa a vez; se não souber o resultado o jogador passa a vez;
* Ganha o jogo quem conseguir completar primeiro uma linha do tabuleiro que pode ser qualquer uma na horizontal, qualquer uma na vertical ou qualquer uma das 2 diagonais principais. Os números "zero" estão colocados em posições estratégicas ao longo do tabuleiro, cabe aos jogadores traçarem estratégias na hora de escolher qual "zero" preencher com suas fichas de maneira que facilite o preenchimento de uma linha. Além disso, a ficha no zero não é fixa, depois de preenchido o "zero" o jogador pode mudá-lo para outra casa que contenha também o número "zero" de forma a completar mais rápido uma linha.

*  NÃO ESQUEÇA DE IMPRIMIR O DADO 2 VEZES EM PAPEL CARTONADO!


Dica:

Se você for colocar o jogo na caixa de jogos da turma, dê preferência a fazê-lo em tamanho maior. É só dividir o tabuleiro em 4 partes e imprimir as partes do tamanho da folha de ofício, depois unir as 4 partes formando um tabuleiro maior e assim você poderá usar como fichas marcadoras tampinhas de garrafa PET pintadinhas. Vai ficar bem legal!




    Haja tampinha!



O Jogo dos dados pode resultar em um valor que não está nos resultados das tabuadas de 2-10. Você sabe qual é????

O número 1 (1x1). Você tem várias alternativas para resolver isso:

* Ignorar toda vez que sair o número 1;
* Utilizar um tabuleiro que possua o número 1, porém em evidência, para lembrar que ele não consta nos resultados da tabuada a partir de 10 (sempre explicando o porque);
* Não usar em evidência e lançar o desafio para ver quem vai descobrir qual é o único que se sair no dado não tem casa no tabuleiro.



* Pede para a turminha para recolherem tampinhas (eles adoram) e vão arranjar tanta tampinha que você vai fazer todos os jogos e ainda vai sobrar!
* Nas minhas turmas sempre aparece um montão de vermelha e um pouco atrás as azuis....sinal de que a coca-cola está na preferência da galerinha e para nosso espanto a água vem em 2º lugar porque as tampinhas azuis são de garrafas de água.



Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do nosso instagram https://www.instagram.com/bisbilhotarte com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.