Material para download?

Todo o conteúdo do blogue está disponível nos nossos canais: https://www.youtube.com/@bisbilhotarte (vídeos explicativos com o passo a passo) PDF : https://www.facebook.com/groups/247599378396611 Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro. Nos encontramos por lá!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de março de 2019

Trilha do Resto II

Seguindo a sequência de reorganização do blogue, estou repostando o jogo A Trilha do Resto II. Criado em 2012, atendendo a pedido especial da 9ª CRE - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, como material complementar para os professores do 6º ano experimental do Programa Ginásio Carioca. Apresentado no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação em 2014, Portugal. Disponível na página de jogos desde 2015 (https://bisbilhotarte.blogspot.com/p/jogos.html). 



Faça bom uso do material! Não compartilhe sem citar a fonte e autoria.


Trilha do Resto II

Inspirado no Jogo Trilha do Resto do Livro Hoje é Dia de Matemática.


O objetivo desse jogo é trabalhar a divisão por 2, 3, 5 e 10.

* Previamente deve ser ensinado à turma que: todos os números pares são divisíveis por 2; todos os números cuja soma dos seus algarismos seja divisível por 3 ele também será divisível por 3; todos os números terminados em 5 e 0 são divisíveis por 5 e todos os números terminados em 0 são divisíveis por 10.

* O jogo é uma trilha onde os participantes andam casas e quem chega primeiro ao final da trilha é o vencedor. Para andar casas, o jogador, na sua vez, joga o dado (um octaedro que contém os números 2,3,5 e 10 repetido 2X) e verifica qual face caiu para cima. Ele olha o número onde está seu marcador e verifica pelas regras ditas acima se o número é divisível pelo número que saiu na face do dado. Se for divisível ele não precisa calcular mais nada e permanece na mesma posição onde está. Se não for divisível ele vai fazer o cálculo da divisão entre esses dois números e vai andar quantas casas for o resto da divisão. Por isso é trilha do resto:quem define a quantidade de casas que o grupo anda é o resto da divisão que ele faz entre o número da casa e o número do dado.





Todo o material do blog é compartilhado atraves do canal no Youtube https://www.youtube.com/@bisbilhotarte, agora com vídeos explicativos dos jogos, e através do https://www.facebook.com/groups/247599378396611 com o compartilhamento dos PDFs.
Se inscreva nos nossos canais e torne-se membro para ter acesso aos nossos projetos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.